Gazeta Esportiva.com
·15 de dezembro de 2025
Coritiba fecha parceria com Grupo Independiente Del Valle e vende parcela da SAF

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·15 de dezembro de 2025

O Coritiba anunciou nessa segunda-feira a venda de uma parcela minoritária do clube para investidores do Independiente Del Valle, do Equador. Não foi divulgada a participação acionária e o valor da venda.
Os investidores se comprometeram a investir um total de R$ 500 milhões a longo prazo, focando no desenvolvimento de novos atletas.
Segundo a publicação do time paranaense, a entrada dos novos sócios não altera o controle da SAF e a parceria inclui a construção de um novo centro de treinamentos, melhorias no estádio e investimentos na operação de futebol.
“O movimento faz parte de uma decisão estratégica que visa a fortalecer o projeto esportivo e institucional do Coritiba“, publicou o clube.
No início do ano, houve um contato entre os representantes dos dois clubes. Na época, executivos do Coritiba viajaram para Quito e conheceram o centro de treinamentos do Independiente Del Valle, considerado um dos mais completos e avançados da América do Sul.
A liderança dos investimentos é dada por Franklin Tello e Michel Deller, empresário considerado um dos homens mais ricos do Equador. Ele tem influência no futebol equatoriano e fez fortuna principalmente nos setores varejista e imobiliário.
O time equatoriano também tem uma parcela majoritária do Atlético Huila, da segunda divisão da Colômbia, e do Numancia, da terceira divisão do Campeonato Espanhol. O Coxa foi campeão da série B e disputará a elite do Campeonato Brasileiro em 2026.
Conhecido por trazer bastante dificuldade para clubes brasileiros, o Independiente Del Valle conta com uma boa categoria de base. A ideia da parceria é seguir o modelo de investimentos e focar no desenvolvimento de jovens promessas.
O clube conquistou a Copa Sul-Americana em 2019, eliminando o Corinthians na semifinal, e em 2022, quando venceu o São Paulo por 2 a 0 na final. Também bateu o Flamengo na final da Recopa de 2023 e é o atual campeão equatoriano.
Grandes jogadores do futebol mundial saíram das categorias de base do clube. Moisés Caicedo, Piero Hincapié, William Pacho e Kendry Páez, que atualmente disputam a Liga dos Campeões com seus respectivos times, são da base do Independiente Del Valle.









































