Gazeta Esportiva.com
·17 de novembro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de novembro de 2023
Na última quarta-feira, as seleções africanas começaram a disputa das Eliminatórias, na briga por nove vagas diretas para a Copa do Mundo de 2026. Nesta sexta-feira, 22 equipes entraram em campo. Entre elas, Costa do Marfim e Camarões estrearam com vitória sobre Seychelles e Maurício, respectivamente.
No novo formato da competição, as seleções são divididas em nove grupos, com seis times. São disputados turno e returno entre os times de cada grupo e os primeiros colocados garantem a vaga direta para a Copa do Mundo. Os quatro melhores segundos colocados disputam playoff para decidir o participante da repescagem intercontinental.
No Estádio Olímpico de Ebimpé, a Costa do Marfim goleou a seleção de Seychelles por 9 a 0. Com isso, o time que conta com nomes como Sébastien Haller e Karim Konaté assumiu a liderança do Grupo F, empatado com Burundi, e Gabão, mas na frente pelo saldo de gols. Quênia completa o grupo.
Pelo Grupo D, Camarões venceu a seleção de Maurício por 3 a 0, no Estádio de Japoma, para também assumir a primeira colocação. Os donos da casa estão empatados com a Líbia, mas na frente pelo saldo de gols. Angola, Cabo Verde e Suazilândia completam o grupo.
Quem também estreou com vitória foi a Tunísia, que derrotou São Tomé e Príncipe por 4 a 0, no Estádio Olímpico de Radès, pelo Grupo H. O resultado rendeu aos donos da casa a primeira colocação, empatado com Guiné-Equatoriana e Malawi. Libéria e Namíbia completam o grupo.
Veja outros resultados das Eliminatórias Africanas desta sexta-feira: Suazilândia 0 x 1 Líbia Guiné 2 x 1 Uganda Comores 4 x 2 República Centro-Africana Zâmbia 4 x 2 Congo Libéria 0 x 1 Malaui Gana 1 x 0 Madagascar Burkina Faso 1 x 1 Guiné-Bissau Mali 3 x 1 Chade