MundoBola Flamengo
·05 de novembro de 2025
Cria do Flamengo na geração de Vini Jr fecha com clube de São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·05 de novembro de 2025

Cria da geração de Vini Jr no Flamengo, o meia Bernardo Rosa vai jogar no Taubaté, que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista. Aos 25 anos, o jogador retorna ao Brasil após a passagem recente pela República Tcheca, onde defendeu FK Pardubice, Viktoria Zizkov e FC Sellier.
Bernardo não foi um nome qualquer e chegou a ter destaque nas categorias de base do Flamengo. No último ano antes de deixar o Rubro-Negro, o meia defendia o sub-15 e vestia a camisa 10 da equipe. Despediu-se do Brasil rumo ao West Ham com dez gol marcados na temporada, menos apenas que os atacantes Vini Jr e Lincoln.
O motivo para a saída, naturalmente, não foi técnico. A família de Bernardo decidiu se mudar para a Inglaterra, e o meia acabou incorporado pela base do West Ham. Apesar de ter subido nas camadas do clube inglês, só foi convocado para o banco de reservas do time profissional uma vez, em 2020 — e não entrou.
Após a passagem pelo West Ham, Bernardo partiu para a República Tcheca. Por lá, defendeu um clube por temporada, sempre nos elencos principais, completando 60 jogos. No total, fez quatro gols e deu uma assistência.
Agora, Bernardo retorna ao Brasil para defender o Taubaté. O clube de São Paulo se reapresenta no início de dezembro para começar a pré-temporada, marcada para o dia 17, com foco na Série A2 do Campeonato Paulista. Na última edição, o Burro (como é conhecido) chegou às semifinais, mas caiu para o Primavera — que seria vice para o Capivariano.
Enquanto isso, o Flamengo se preocupa com o Brasileirão. Nesta quarta-feira (5), o Rubro-Negro encara o São Paulo, pela 32ª rodada da competição, na Vila Belmiro. A tentativa ainda é de tomar a liderança do Palmeiras, que soma um ponto a mais. A bola rola a partir de 21h30 (horário de Brasília).









































