Papo na Colina
·10 de fevereiro de 2026
Cria do Vasco, Rayan brilha na Premier League e entra para a história aos 19 anos

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·10 de fevereiro de 2026

“Oi, boa noite! Será que vai ter gol do Rayan hoje?”. Teve, sim. E mais uma atuação de impacto da cria do Vasco no futebol inglês.
Nesta terça-feira (10/2), o atacante de 19 anos marcou o gol de empate do Bournemouth na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Everton, no Hill Dickinson Stadium, em Liverpool, pela 26ª rodada da Premier League.
O Everton abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos, com Iliman Ndiaye, cobrando pênalti. Na etapa final, o Bournemouth voltou mais agressivo e contou com o brilho de Rayan.
Aos 16 minutos, o brasileiro subiu bem na área e marcou de cabeça, empatando a partida. Apenas três minutos depois, Amine Adli virou o jogo, decretando a vitória fora de casa.
Com o resultado, o Bournemouth chegou aos 37 pontos, subiu para a nona colocação e mantém uma campanha sólida: nove vitórias, dez empates e sete derrotas.

O gol diante do Everton reforça o início impressionante de Rayan no futebol inglês. Em três partidas, o ex-Vasco já soma três participações diretas em gols:
Com isso, Rayan se tornou o primeiro jogador com 19 anos ou menos a participar de gols em três jogos consecutivos da Premier League nesta temporada.
A atuação do atacante tem chamado atenção da imprensa internacional. O jornalista Eduardo Burgos, do jornal espanhol AS, destacou o impacto imediato do brasileiro:
“Herói e vilão em um início de carreira sensacional na Premier League. Parece que Rayan vai marcar uma geração… a pergunta é quando começará e onde”.
A rápida adaptação, a personalidade em campo e a eficiência ofensiva colocam Rayan como uma das principais promessas jovens do campeonato.
Desde a saída de Rayan, o Vasco sente a ausência. O ataque da equipe comandada por Fernando Diniz tem oscilado, e o time ainda não conseguiu engrenar uma sequência positiva.
A venda do atacante ao Bournemouth, concluída nesta janela, foi fechada em cerca de 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 218 milhões). No entanto, o Vasco ficou com 28,5 milhões de euros (cerca de R$ 177 milhões), já que não detinha 100% dos direitos econômicos do jogador — parte pertencia à família e a empresários.
Internamente, a negociação foi considerada bem-sucedida, principalmente por conta de uma cláusula contratual pouco conhecida: apesar da multa rescisória ser de 80 milhões de euros, o contrato previa uma liberação por valor menor caso o atleta manifestasse desejo de sair — o que ocorreu. Mesmo assim, o Vasco conseguiu negociar acima do previsto nesse dispositivo.
O clube não manteve percentual econômico para uma venda futura. O único ganho possível será via Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que pode render até 5% do valor de uma próxima transferência internacional, já que Rayan fez toda a base em São Januário.

Vasco da Gama x Juventude pelo Campeonato Brasileiro realizado no Estádio de São Januário em 08 de Novembro de 2025. Fotos: Matheus Lima/Vasco.
Na 27ª rodada, o Bournemouth enfrenta o West Ham, fora de casa, no Estádio Olímpico de Londres, no dia 21 de fevereiro, às 14h30 (de Brasília).
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.








































