Criciúma supera o Botafogo-SP e fica perto de acesso na Série B | OneFootball

Criciúma supera o Botafogo-SP e fica perto de acesso na Série B | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·16 de novembro de 2025

Criciúma supera o Botafogo-SP e fica perto de acesso na Série B

Imagem do artigo:Criciúma supera o Botafogo-SP e fica perto de acesso na Série B

Um ano depois de ser rebaixado, o Criciúma está muito perto de retornar para a primeira divisão. Neste domingo, 16, o Tigre recebeu o Botafogo de São Paulo, não teve vida fácil, mas venceu por 2 a 0 para encaminhar sua vaga no G4 da Série B. Já a Pantera ainda briga contra o rebaixamento. 

Com o resultado, o Criciúma acaba a penúltima rodada da Série B na terceira posição, com 61 pontos conquistados e 2 pontos acima do primeiro time fora do G4. Já o Botafogo-SP é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 41 pontos, um a mais que a Ferroviária, que abre o Z4. 


Vídeos OneFootball


Na última rodada da Série B, o Criciúma visita o Cuiabá, enquanto o Botafogo-SP recebe o Avaí. 

Capitão abre o caminho

Mandante e na briga por uma vaga no G4, o Criciúma foi extremamente dominante na largada da partida e acumulou finalizações rapidamente, principalmente com o participativo Jhonata Robert. A presença ofensiva não demorou a se tornar bola na rede. Aos 11, após cobrança de escanteio, o capitão Rodrigo cabeceou firme e a bola passou por baixo do goleiro Victor Souza

Mesmo depois de abrir o placar, o Criciúma seguiu mais tempo no campo de ataque e pressionando o Botafogo-SP que demorou a incomodar. Sem criar novas chances claras, o Tigre tirou o pé do acelerador e passou a trocar passes com mais lentidão, sem se expor na defesa e mantendo um controle da partida que teve minutos de pouca emoção. 

O Criciúma voltou a levar aos 32, quando Diego Gonçalves arriscou de longe e o chute cruzado saiu à direita do gol. Aos 36, Jhonata Robert também arriscou de longa distância e a bola passou bem perto da meta da Pantera. 

O Botafogo-SP conseguiu aparecer mais vezes no campo de ataque, mas abusando dos cruzamentos para a área e sem ter uma chance real para marcar em todo o primeiro tempo. Antes do intervalo, o Criciúma ainda assustou em grande jogada de Felipinho pela esquerda e na cobrança de falta de Jhonata Robert para defesa do goleiro. 

Segurou e matou

O Criciúma começou a etapa final com pressão em busca de mais um gol, mas não conseguiu resultado. O Botafogo-SP então acordou e teve suas primeiras chances. Aos 7, Gabriel Bispo soltou a pancada de longe Alisson espalmou. No minuto seguinte, Gabriel Barros recebeu pivô, bateu colocado e o goleiro do Tigre fez um milagre ao defender com a ponta dos dedos. 

Os lances animaram o Botafogo-SP e assustaram o Criciúma, que se retraiu. A Pantera foi com tudo ao ataque nos minutos seguintes e passou a dominar a partida, apesar da insistência nos cruzamentos buscando Léo Gamalho na área. 

Apesar de ocupar o campo de ataque, o Botafogo-SP voltou a ter problemas para chegar com perigo e causar problemas ao goleiro. O Criciúma que voltou a assustar em nova pancada de Diego Gonçalves, que Victor Souza espalmou. 

A reta final foi com abafa do Botafogo-SP e contra-ataques do Criciúma, que levou a melhor. Aos 43, João Carlos recebeu em velocidade na direita, passou pela marcação e bateu rasteiro, no cantinho, para marcar o segundo gol. A Pantera tentou descontar nos acréscimos, mas o dia era do Tigre

Saiba mais sobre o veículo