Crise e reconstrução marcam novo duelo entre Celtic e Rangers | OneFootball

Crise e reconstrução marcam novo duelo entre Celtic e Rangers | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·31 de outubro de 2025

Crise e reconstrução marcam novo duelo entre Celtic e Rangers

Imagem do artigo:Crise e reconstrução marcam novo duelo entre Celtic e Rangers

— Continua depois da publicidade —

Celtic e Rangers farão o segundo Old Firm da temporada, neste domingo (2), quando vão se enfrentar no estádio Hampden Park, pela Copa da Liga Escocesa, às 11h (horário de Brasília). Os rivais históricos e que dominam o futebol escocês com 55 títulos do campeonato nacional, respectivamente, vivem momentos parecidos na temporada.


Vídeos OneFootball


Em 137 anos de uma rivalidade histórica que envolve tantas coisas como religião, política e ideologias, foram poucos os momentos em que os dois rivais eternos viveram momentos parecidos dentro de uma única temporada. Isso é o que tem acontecido até agora em 2025/26.

Nos últimos 15 anos, o Celtic aproveitou a crise financeira e o consequente rebaixamento de seu rival para dominar completamente o futebol escocês, tendo conquistado 14 das últimas 15 edições da primeira divisão. Apesar da crescente recente de seu maior rival, que voltou a conquistar a competição e recentemente chegou a uma final de Liga Europa, a equipe segue dominando o futebol do país.

Os Hoops viram sua dominância ser feita por técnicos diferentes e, mesmo com alguns erros, como a volta de Neil Lennon, conseguiram se manter no topo. No entanto, viu Brendan Rodgers e Ange Postecoglou dominarem o futebol do país, mas nunca sem conseguir ir muito longe em competições europeias.

Por outro lado, o Rangers chegou a cair no fundo do poço com a queda para a quarta divisão do país, mas conseguiu voltar ao topo após muitos anos. No entanto, depois de muitas tentativas frustradas, os Gears viram o trabalho de longo prazo de Steven Gerrard colher frutos com a conquista do Campeonato Escocês na temporada 2020/21 de forma invicta.

Após a saída do ex-meia para o Aston Villa, os Gers não conseguiram manter o mesmo sucesso do que com o inglês. Mesmo assim, viram o trabalho de Giovanni van Bronckhorst, hoje assistente de Arne Slot no Liverpool, fazer a equipe chegar à final da Liga Europa em 2022/23, mas perder para o Eintracht Frankfurt nos pênaltis, e conquistar a Copa da Escócia. No entanto, isso foi seguido com passagens apagadas enquanto seu rival se fortalecia com os bons trabalhos de Postecoglou e Rodgers.

Começo de temporada abaixo

Em uma rivalidade em que é raro que os rivais estejam passando por momentos ruins, 2025/26 tem sido exceção. Ambos os dois times têm tido um começo de temporada para se esquecer, com trocas de comando, resultados ruins e eliminações nas classificatórias da Champions League.

Desde o final da última temporada, o trabalho de Brendan Rodgers já apresentava alguns sinais de queda e o começo de temporada só fez as coisas piorarem. O Celtic foi eliminado pelo Kairat nos pênaltis da Champions League após fazer uma eliminatória pouco inspirada. Isso foi culminado por uma campanha apagada nas primeiras rodadas do Campeonato Escocês e que viu Rodgers pedir demissão após uma derrota para o líder Hearts por 3 a 1, que foi combinada pelos desentendimentos do agora ex-técnico com a direção.

Em seu lugar, os Hoops trouxeram um velho conhecido e apostaram no retorno do irlandês Martin O’Neill como interino, enquanto o clube busca por um sucessor.

Por outro lado, o Rangers vem de um verão de reconstrução após ser comprado pelo consórcio americano 49ers, que também tem o Leeds United. O clube gastou 26 milhões de euros (R$ 161 milhões, na cotação atual) em 14 novas contratações e também trouxe inicialmente o técnico Russell Martin, ex-Southampton.

Imagem do artigo:Crise e reconstrução marcam novo duelo entre Celtic e Rangers

Brendan Rodgers (direita) e Russell Martin (esquerda) deixaram os rivais (Foto: Ian MacNicol/Getty Images)

No entanto, nada funcionou nos primeiro meses com uma eliminação vexatória nas qualificatórias da Champions League para o Club Brugge por 9 a 1, no placar agregado. O que foi seguido com a demissão de Martin para a contratação do alemão Danny Rohl, que engrenou uma boa sequência de resultados até agora.

As duas equipes já se enfrentaram uma vez até agora na temporada e fizeram um empate sem gols em Ibrox, em uma partida com pouca qualidade técnica e sem emoção. Com isso, o segundo encontro terá um tom de emoção.

Imagem do artigo:Crise e reconstrução marcam novo duelo entre Celtic e Rangers

Maeda, destaque do Celtic disputando bola com o goleiro Jack Butland, ex-Manchester United (Foto: Ian MacNicol/Getty Images)

Com isso, neste domingo (2), com as duas equipes com técnicos diferentes, o Celtic vai enfrentar o Rangers, no Hampden Park, em Glasgow, às 11h (horário de Brasília), pela Copa da Liga Escocesa.

Saiba mais sobre o veículo