Esporte News Mundo
·26 de maio de 2025
Cristiano Ronaldo e Neymar: relembre a passagem dos astros pelo mundo árabe

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·26 de maio de 2025
— Continua depois da publicidade —
O atacante português Cristiano Ronaldo está próximo de deixar o Al-Nassr, da Arábia Saudita, quando seu contrato se encerrar em junho. A passagem do astro pelo mundo árabe teve poucos títulos coletivos, mas um ótimo desempenho individual. Neymar foi outro craque a viver a experiência no Oriente Médio, no entanto, sem o mesmo sucesso. Relembre como foram as carreiras de ambos os atletas no futebol asiático.
Cristiano Ronaldo se transferiu ao Al-Nassr em janeiro de 2023, quando estava livre no mercado. O gajo iniciou um movimento bombástico de dezenas de jogadores com destaque na Europa que passaram a assinar contratos com clubes sauditas. Ao todo, o lendário atacante acumulou 99 gols marcados em 112 partidas jogadas. Como marcas positivas, foi artilheiro do Campeonato Saudita nas duas participações e quebrou o recorde de gols em um único torneio na temporada 2023/24, quando balançou as redes do Sauditão em 35 oportunidades. O principal título conquistado por Ronaldo pelo Al-Nassr foi a Copa dos Campeões Árabes em 2023, quando marcou dois gols na final contra o Al-Hilal.
Neymar chegou ao Al-Hilal em agosto de 2023, em uma negociação de cerca de 90 milhões de euros (quase R$ 500 milhões na cotação da época). O brasileiro passou grande parte do tempo lesionado e fez poucas partidas no clube que era treinado por Jorge Jesus. Os dois, inclusive, viveram bastidores conturbados e não construíram uma relação tão amigável. Neymar teve uma temporada 2024/25 apagada, com apenas cinco partidas e um gol marcado pelo clube árabe. De volta ao Santos em janeiro de 2025, o astro brasileiro vem fazendo boas atuações, mas só conseguiu disputar um jogo completo pelo Peixe.
A diferença entre o nível de jogo apresentado por Al-Hilal e Al-Nassr é colossal. Mesmo sem Neymar em campo, o clube de Jorge Jesus não teve dificuldades para vencer a liga saudita no ano passado, enquanto o elenco montado pelo Nassr nunca conseguiu ajudar Cristiano Ronaldo. O clube foi comandado por três técnicos diferentes no recorte de tempo da passagem o camisa 7. Rudi Garcia, Luis Castro e Stefano Pioli sofreram tremendamente para brigar no topo da tabela com Hilal e Ahli. Sadio Mané, que foi contratado para ser sombra de Ronaldo, não trouxe consigo o brilho apresentado no Liverpool e fez poucas apresentações convincentes na Arábia.
Agora, Cristiano Ronaldo deve se despedir do Al-Nassr e, com isso, vai deixar uma memória positiva no torcedor. Apesar do clube ter sido dominado tanto no cenário nacional como no continental, CR7 atingiu marcas incríveis em Riade, capital saudita. Em contrapartida, Neymar passou como um furacão, atraindo mídia e audiência, mas deixando a desejar dentro de campo. Ronaldo e Neymar, inclusive, nunca se enfrentaram em partidas oficiais na Arábia Saudita.
O próximo destino de Cristiano ainda não foi anunciado e rumores começam a surgir. Existe a possibilidade do português assinar com um clube que vai disputar o Mundial de Clubes nos Estados Unidos, mas um retorno ao Sporting parece mais possível do que nunca. Isso porque Gyokeres deve se despedir do Estádio José Alvalade nas próximas semanas e o time deve buscar um substituto de alto nível.
Ao vivo