Trivela
·27 de novembro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·27 de novembro de 2022
O Canadá conseguiu fazer uma grande estreia contra a Bélgica e mesmo assim perdeu o jogo. Desta vez, o Canadá começou bem, mas foi superado por um time melhor, mais experiente e mais capaz de decidir o jogo, a Croácia. Os croatas venceram por 4 a 1, de virada, com dois gols de Andrej Kramaric. Com isso, fica em boa posição para se classificar e fará um duelo valendo muito contra a Bélgica, que também precisará do resultado. O Canadá está eliminado.
Foi um grande jogo da Croácia, que aproveitou a falta de experiência do Canadá. Faltou intensidade aos norte-americanos, que não conseguiram manter o ritmo que tiveram especialmente no primeiro tempo contra a Bélgica. Desta vez, contra um time melhor, o Canadá não conseguiu ter o mesmo domínio e acabou mostrando fragilidades que os croatas apareceram.
A Croácia mudou pouco o time que empatou por 0 a 0 com Marrocos. Em vez de Nikola Vlasic, entrou em campo Marko Livaja. Foi a única mudança na escalação. No Canadá, também houve uma mudança. Saiu Junior Hoillett e entrou o artilheiro do time, Cyle Larin. No mais, os mesmos jogadores que começaram a partida contra a Bélgica.
No primeiro ataque do jogo, a um minuto, uma jogada trabalhada pelo Canadá. Em um chutão do goleiro Milan Borjan, Cyle Larin dominou no meio, abriu na direita para Tajon Buchanan e cruzou para a área, onde Alphonso Davies chegou como um cometa para marcar de cabeça. Um gol histórico: foi o primeiro do Canadá em Copas do Mundo, já que em 1986 eles não fizeram gols.
Com oito minutos, o Canadá chegou novamente. Alphonso Davies fez o passe para Cyle Larin, que tentou a finalização e errou o alvo, mas levou perigo. Os canadenses viviam um bom momento nos primeiros minutos.
A Croácia empatou aos 25, mas o gol foi anulado por impedimento. Luka Modric conseguiu fazer um bom passe, Marko Livaja recebeu pelo meio e acionou Andrej Kramaric. Ele fez a finta e finalizou cruzado, no cantinho, e a bola entrou. Só que Livaja estava impedido quando recebeu o passe e o assistente marcou. A revisão no VAR confirmou a posição irregular do croata.
Os croatas chegaram de novo aos 34. Desta vez, Mateo Kovacic avançou pelo meio e acionou Livaja, que bateu no canto do goleiro. Milan Borjan fez a defesa e mandou para escanteio. Logo depois, aos 36, não teve jeito: Marcelo Brozovic tocou para Ivan Perisic na esquerda e ele fez a assistência para Kramaric, que bateu cruzado de pé esquerdo e marcou. Desta vez não teve nenhuma irregularidade para anular e o empate estava consolidado: 1 a 1.
Antes do fim do primeiro tempo, aos 43 minutos, a Croácia arrancou a virada. O lateral Josip Juranovic fez boa jogada pela direita, veio para o meio e, depois de dividir a bola com a defesa canadense, tocou para Marko Livaja finalizar, na entrada da área, no cantinho do goleiro Borjan: 2 a 1 para os europeus.
Nos minutos finais do primeiro tempo, a Croácia era melhor. Chegava com perigo explorando especialmente o lado esquerdo. O duelo entre Alistain Johnston e Ivan Perisic estava sendo amplamente favorável ao croata. A etapa inicial terminou com os canadenses correndo sérios riscos. Seria preciso melhorar muito.
O técnico John Herdman fez duas alterações para a volta ao segundo tempo. Entraram Ismail Koné no lugar de Stephen Eustáquio, que se machucou no fim do primeiro tempo, e Jonathan Osorio, meio-campista, no lugar do atacante Cyle Larin. Jonathan David passou a ser a referência ofensiva, pelo centro.
E logo no seu primeiro lance, Osorio levou muito perigo em um chute de fora da área que passou tirando tinta da trave. Só que a Croácia responderia logo depois. Aos oito minutos, Modric fez a jogada pela direita e tocou rasteiro para trás e Kramaric apareceu livre na área para finalizar, mas o goleiro Borjan fez a defesa e impediu o gol.
O Canadá voltou ao ataque em seguida, aos 10 minutos. Buchanan chutou colocado, com perigo, mas o goleiro Livakovic estava posicionado para fazer a defesa e jogar para escanteio. Uma chegada de perigo os canadenses, mais uma vez com um chute a meia distância.
Mesmo demonstrando cansaço, a Croácia ampliou aos 24 minutos. Perisic encontrou Kramaric dentro da área e o camisa 9 dominou já ajeitando para a perna esquerda e chutou para marcar 3 a 1. Belo gol do atacante, que deixou a vantagem confortável para a Croácia.
No fim do jogo, com o Canadá pressionando, veio o quarto gol da Croácia. Lançamento longo que Kamal Miller quis dominar, errou e deixou a bola nos pés de Mislav Orsic, que carregou e não foi fominha: rolou para o lado e deixou Lovro Majer tranquilo para bater com o gol vazio e ampliar para 4 a 1.
O Canadá pagou o preço da falta de experiência, mesmo mostrando qualidades em campo. Os espaços dados para a Croácia na defesa foram fatais, porque se a Bélgica é um time muito menos capaz de decidir jogos atualmente, a Croácia, mesmo com seus problemas, é um time mais pronto a aproveitar.
O Canadá está eliminado da Copa do Mundo, com uma rodada de antecedência. A Croácia vai brigar com a Bélgica pela classificação e com boas possibilidades, pelo que apresentou em campo neste jogo contra o Canadá. Já os canadenses terão pela frente Marrocos, que também luta por classificação. Mesmo não valendo mais nada em termos de classificação, o Canadá certamente vai querer terminar bem a Copa. Afinal, só de estar lá já é um momento histórico.
Croácia 4×1 Canadá
Local: Estádio Khalifa International, em DohaÁrbitro: Andrés Matonte (Uruguai)Gols: Andrej Kramaric (duas vezes), Marko Livaja, Lovro Majer (Croácia), Alphonso Davies (Canadá)Cartões amarelos: Tajon Buchanan (Canadá)Cartões vermelhos: nenhum
Croácia: Dominik Livakovic; Josip Juranovic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol e Borna Sosa; Marcelo Brozovic, Luka Modric (Mario Pasalic) e Mateo Kovacic (Lovro Majer); Marko Livaja (Bruno Petkovic), Andrej Kramaric (Nikola Vlasic) e Ivan Perisic (Miroslav Orsic). Técnico: Zlatko Dalic
Canadá: Milan Borjan; Alistair Johnston, Steven Vitória e Kamal Miller; Richie Larye (Junior Hoillet), Atiba Hutchinson (Sam Adekugbe), Stephen Eustáquio (Ismael Koné) e Alphonso Davies; Tajon Buchanan, Cyle Larin (Jonathan Osorio) e Jonathan David (Lucas Cavallini). Técnico: John Herdman