oGol.com.br
·03 de agosto de 2025
Cruzeiro despacha Botafogo no Niltão e embola briga pela liderança do Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·03 de agosto de 2025
Com um primeiro tempo de almanaque, o Cruzeiro aprontou mais uma vez no Rio de Janeiro e superou o Botafogo no Nilton Santos. Certeiro nos ataques, o time de Leonardo Jardim dominou o Glorioso em boa parte do confronto e, com gols de Christian e Matheus Pereira, venceu por 2 a 0.
O resultado leva a equipe celeste para a liderança provisória do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos, um a mais que o Flamengo, que ainda joga na rodada. Do outro lado, o Fogão permanece com 26 e ocupa o sétimo posto.
O Cruzeiro ignorou o fato de estar jogando longe de seus domínios e tratou de impor seu jogo para cima do Botafogo. Com rápidas trocas de passe e muita intensidade na marcação, o time celeste complicou a construção de jogo do Glorioso e construiu bons espaços no ataque a partir dos erros do rival.
Kaio Jorge foi o primeiro a assustar em chute da entrada da área, mas faltou força. Pouco depois, Wanderson disparou pela esquerda, se livrou do marcador e bateu na rede, mas pelo lado de fora.
Até que 23, depois de tanto insistir, a Raposa abriu o placar. Após reposição errada de John, Matheus Pereira aproveitou o presente e entregou para Kaik Bruno, que recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para Christian empurrar para o gol vazio.
Em desvantagem, o Botafogo tentou ser mais agressivo, mas acabou oferecendo espaços para o contra-ataque celeste. Custou caro. Aos 41, Kaio Jorge ficou com a sobra após escanteio cobrado pelo Alvinegro, disparou pela direita e atravessou o campo até a linha de fundo. Na sequência, o camisa 19 cruzou na medida para Matheus Pereira, que atacou a área e completou para as redes: 2 a 0.
Na volta do intervalo, como era de se esperar, o Botafogo se mandou para o ataque e assustou logo cedo com Artur, que aproveitou bobeada de Cássio na área e quase fez um bonito gol de bicicleta.
Empurrado por seu torcedor, o Glorioso subiu o volume e chegou a esboçar uma pressão para cima do Cruzeiro, criando boas chances com Alexander Barboza, Arthur Cabral e Savarino.
Com o passar do tempo, porém, o time de Leonardo Jardim desacelerou o ritmo do jogo e começou a controlar as ações, quase sempre com a bola. A tarde pouco inspirada do Fogão contribuiu...
Na reta final, já sem ter muito fôlego para reagir, o Botafogo ainda teve uma última grande chance com o estreante Danilo (ex-Nottingham Forest), que aproveitou boa jogada de Joaquín Corrêa a bateu na área. Atento, Fabrício Bruno afastou o perigo próximo a linha do gol.