Deus me Dibre
·08 de maio de 2025
Cruzeiro empata com o Mushuc Runa no Equador e está eliminado na Sul-Americana

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·08 de maio de 2025
Depois de chegar à final em 2024, o Cruzeiro se despede precocemente da Conmebol Sul-Americana deste ano, sem conseguir uma vitória sequer na fase de grupos até o momento. Com a virada do Palestino sobre o Unión ocorrida mais cedo, a equipe celeste entrou em campo precisando derrotar o Mushuc Runa, em Riobamba, no Equador, para seguir viva na competição. No entanto, o empate por 1 a 1 selou a eliminação antecipada do time.
Na primeira etapa, o confronto foi travado e com escassas chances claras de gol. O Mushuc Runa manteve maior posse de bola e procurou construir suas jogadas principalmente pelas laterais do campo. Já o Cruzeiro teve dificuldades para criar ofensivamente e pouco ameaçou.
O time equatoriano arriscou alguns chutes de fora da área com Ponchito, mas sem exigir defesas importantes. A equipe celeste, por sua vez, não conseguiu levar perigo. Lautaro, Eduardo, Bolasie e Rodriguinho pouco apareceram no ataque e não exigiram do goleiro Formento.
O Cruzeiro começou o segundo tempo tentando imprimir mais ritmo, trocando passes e buscando espaços para penetrar na defesa adversária. Aos 3 minutos, o Mushuc Runa ameaçou com Orejuela que cruzou para a área, William desviou e a bola sobrou para Penilla, que tentou uma bicicleta, mas não acertou o alvo. Pouco depois, aos 4, Orejuela lançou Simisterra, que cabeceou sem força e mandou para fora.
Aos 8 minutos, após cruzamento de trivela feito por Penilla, Kauã Prates não conseguiu dominar e a bola sobrou para Orejuela. O atacante finalizou rasteiro, cruzado, e balançou as redes para o time equatoriano. O Cruzeiro reagiu sete minutos depois, quando Kaique Kenji fez bom passe para Eduardo dentro da área. O atacante finalizou, mas parou no goleiro. No rebote, com o arqueiro já no chão, Lautaro Díaz aproveitou a sobra e mandou para o fundo das redes, empatando a partida para a Raposa.
Já nos minutos finais, Juan Dinenno teve a chance de garantir a vitória em uma cabeçada perigosa, mas parou novamente em Formento. A arbitragem, no entanto, já havia marcado impedimento no lance.
Com a eliminação na Sul-Americana confirmada, o Cruzeiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. A equipe celeste enfrentará o Sport neste domingo (11), às 16h, na Ilha do Retiro, em Recife, em duelo válido pela 8ª rodada da competição nacional.
Sem chances de avançar, o Cruzeiro apenas cumprirá tabela nos dois jogos restantes da fase de grupos da Sul-Americana, ambos no Mineirão, contra Palestino e Unión. A campanha no turno foi decepcionante: três derrotas consecutivas — 1 a 0 para o Unión, e dois reveses por 2 a 1 diante de Mushuc Runa e Palestino — comprometeram de forma irreversível a trajetória da equipe na competição.