Deus me Dibre
·18 de setembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·18 de setembro de 2024
O Cruzeiro se prepara para encarar o Libertad, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. A partida será às 21h30 (de Brasília) de quinta-feira, em Assunção, no Paraguai. Esse será o primeiro confronto das equipes em duelos oficiais em toda a história, visto que a Raposa e o clube paraguaio se enfrentaram apenas uma vez, em um amistoso disputado em 03 de janeiro de 1946, terminado em 2 a 2.
Segundo fontes do Cruzeiropedia, o jogo foi o primeiro dos paraguaios contra uma equipe do exterior, que vinham invictos de uma excursão a São Paulo. Oitenta anos depois, os times voltam a se enfrentar nas quartas de finais da Copa Sul-Americana 2024.
O Cruzeiro possui um histórico positivo contra equipes paraguaias, somando ao todo 15 vitórias em 24 jogos oficiais. Neste século, o desempenho continua forte, com apenas uma derrota em 10 partidas, ocorrida em 2017, quando o clube foi superado pelo Nacional por 2 a 1.Inclusive, foi em 2017 o último duelo da Raposa contra um time paraguaio. Encarando o modesto Nacional pela primeira fase da Sul-Americana, o Cruzeiro, então treinado por Mano Menezes, venceu no Mineirão por 2 a 1. No entanto, no jogo da volta, acabou derrotado por 2 a 1 na partida e, nos pênaltis, viu Arrascaeta desperdiçar o último e acabou derrotado por 3 a 2, sendo eliminado de forma precoce na competição.
Em 2014, o Cruzeiro encarou o Cerro Porteño pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Amplamente favorito, o time celeste apenas empatou em 1 a 1 no primeiro jogo, dentro do Mineirão, com o paraguaio Miguel Samúdio empatando nos acréscimos. No jogo da volta, no Paraguai, a Raposa venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação às quartas de final.
O Olimpia é a equipe paraguaia que mais vezes encarou o Cruzeiro na história entre jogos de Libertadores, Supercopa Libertadores e Copa Master da Supercopa. A última vez que os clubes se enfrentaram foi em 2001, pela fase de Grupos da Libertadores. O Cruzeiro venceu no Paraguai e e no Ipatingão por 4×3 e 3×1, respectivamente.
Confira o histórico contra Paraguaios:
Olimpia: 15 jogos – 6 vitórias / 5 empates / 2 derrotasCerro Porteño: 4 jogos – 3 vitórias / 1 empateGuarani: 2 jogos – 2 vitóriasNacional: 2 jogos – 1 vitória / 1 derrotaSportivo Luqueño: 2 jogos – 2 vitóriasLibertad: 1 jogo – 1 empate
Total: Jogos: 26Vitórias: 14Empates: 7Derrotas: 3