Cruzeiro muda o jogo no mercado: menos estrelas, mais futuro | OneFootball

Cruzeiro muda o jogo no mercado: menos estrelas, mais futuro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: SportsEye

SportsEye

·08 de julho de 2025

Cruzeiro muda o jogo no mercado: menos estrelas, mais futuro

Imagem do artigo:Cruzeiro muda o jogo no mercado: menos estrelas, mais futuro

O Cruzeiro prepara uma abordagem mais seletiva e enxuta para a próxima janela de transferências, de acordo com informações do Globo. Diferentemente das movimentações recentes — quando o clube investiu pesado, especialmente após a aquisição da SAF por Ronaldo Fenômeno em 2023 —, a diretoria projeta reforços pontuais com menor volume de investimento e olho em sustentabilidade financeira.

O clube trabalha, neste momento, para concluir negociações com foco inicial em reforçar o ataque, setor que deve receber o primeiro nome na lista de chegadas desta janela. Além do avançado, há expectativa por mais um reforço ofensivo ao longo do período de inscrições. Um meio-campista também está no radar do departamento de futebol. A defesa segue em monitoramento, mas a diretoria entende que o elenco atual é experiente e precisa apenas de pequenas reposições.


Vídeos OneFootball


O perfil dos novos alvos passa a ser diferente: "Vamos buscar nas próximas janelas perfis um pouco diferentes das últimas, jogadores mais jovens, com potencial de futura venda para dar sustentabilidade ao elenco", explicou Pedro Junio, diretor do clube, em entrevista à Globo. Segundo o dirigente, a aposta em juventude reflete a necessidade de gerar receitas com vendas, pilar central do modelo SAF.

O panorama mostra transformação em relação às últimas janelas. Na metade de 2023, o Cruzeiro contratou sete atletas — incluindo destaques como Cássio, Matheus Henrique, Walace e Kaio Jorge — investindo cerca de R$ 200 milhões. Já no início deste ano, o clube priorizou quantidade, com 11 novas contratações, entre elas Fabrício Bruno, Gabigol e Dudu (este último já negociado com rival). Agora, a ordem é por precisão, sem abrir mão da competitividade e do protagonismo em campo.

O planejamento ativo de elenco reflete também o contexto do time no Campeonato Brasileiro, onde o técnico Leonardo Jardim conta com um grupo considerado sólido. O retorno de jovens da base, como Japa, e o respaldo ao potencial de ativos como Cauan Baptistella apontam para uma política de valorização gradual e cautelosa da nova geração.

À medida que as negociações avançam nos bastidores, o Cruzeiro sinaliza ao mercado e ao torcedor que o foco seguirá na busca por equilíbrio entre desempenho esportivo, sustentabilidade e espaço para jovens que possam agregar, tanto dentro de campo quanto em futuras operações comerciais.

Fonte: Globo.

Photo by Pedro Vilela/Getty Images

Saiba mais sobre o veículo