Deus me Dibre
·18 de setembro de 2025
Cruzeiro tem quatro atletas convocados para disputar o Mundial Sub-20 no Chile

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·18 de setembro de 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na tarde desta quinta-feira (18), a lista de convocados para a disputa da Copa do Mundo Sub-20, que será realizada no Chile entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro. Entre os 21 nomes chamados pelo técnico Ramon Menezes, quatro são do Cruzeiro: o goleiro Otávio, o zagueiro Bruno Alves, o volante Murilo Rikhman e o meia Rhuan Gabriel.
O número expressivo de convocados é consequência do trabalho que o Cruzeiro, como um dos principais formadores de talentos do país na atualidade, realiza, logo ao lado do Palmeiras, que também teve quatro jogadores chamados. A convocação reforça o trabalho que vem sendo feito nas categorias de base da Raposa, que nos últimos anos tem investido em estrutura e captação para revelar novos jogadores.
Os quatro atletas já vinham sendo figuras frequentes nas listas de Ramon Menezes ao longo do atual ciclo da Seleção Sub-20. Todos eles participaram de maneira ativa da campanha vitoriosa no Campeonato Sul-Americano da categoria, realizado no início desta temporada, quando o Brasil conquistou o título e garantiu a vaga no Mundial. Em boa parte daquela trajetória, Otávio, Bruno Alves, Murilo Rikhman e Rhuan Gabriel foram ou titulares ou reservas com protoganismo, ganhando minutagem com a camisa canarinho.
Pelo Cruzeiro, Otávio (19) já vem participando ativamente dos treinamentos com o elenco principal e, apesar de não ter recebidos chances ainda, é constantemente elogiado por Leonardo Jardim. Bruno Alves (20) também vem, aos poucos, ganhando alguns espaços nos treinamentos da equipe principal. Rhuan Gabriel (19) é outro que é visto como uma das grandes referências técnicas dessa equipe e também já subiu ao profissional para treinamentos em diversos momentos. Mas, dos quatro convocados, o mais experimento é Murilo Rhikman (19), que já está integrado ao profissional e tem mais de 300 minutos com a camisa principal do Cruzeiro, atuando em 5 partidas e sendo comandado diretamente pelo português Leonardo Jardim.
Pentacampeã do torneio, com conquistas em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011, a Seleção Brasileira Sub-20 vai ao Chile com a missão de buscar o hexacampeonato. A expectativa é de que os jogadores do Cruzeiro sigam com papel de destaque na equipe, não apenas pela experiência acumulada durante o ciclo, mas também pelo nível de atuação que vêm apresentando tanto pelo clube quanto pela Seleção.
Além dos quatro convocados, outro nome ligado ao Cruzeiro que pode atrair atenção durante o Mundial é o do colombiano Neyser Villarreal. O meio-campista, um dos destaques do último Sul-Americano Sub-20, tem pré-contrato assinado com a Raposa e deverá defender a Colômbia na competição. Atualmente no Millonarios, Villarreal tem vínculo com o clube colombiano até novembro e, após a disputa do Mundial, a expectativa é de que ele se apresente à Toca da Raposa para iniciar oficialmente sua trajetória no futebol brasileiro.