Da dificuldade no Japão ao destaque no Alianza: conheça o reforço 'nipo-peruano' do Grêmio | OneFootball

Da dificuldade no Japão ao destaque no Alianza: conheça o reforço 'nipo-peruano' do Grêmio | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·18 de agosto de 2025

Da dificuldade no Japão ao destaque no Alianza: conheça o reforço 'nipo-peruano' do Grêmio

Imagem do artigo:Da dificuldade no Japão ao destaque no Alianza: conheça o reforço 'nipo-peruano' do Grêmio

O Grêmio garimpou no futebol peruano uma alternativa para reforçar o seu meio-campo nesta temporada. Erick Noriega se despediu do Alianza Lima no final de semana para atuar na Arena no restante da temporada. O volante teve início difícil no Japão, despontou no país de origem do pai e chega com o "aval" de Hernán Barcos.

Aos 23 anos, Noriega desembarca nesta terça-feira em Porto Alegre para realizar exames e assinar contrato com o Grêmio. O Imortal chegou a um acordo com o Alianza pela compra de 80% dos direitos do jogador por 3 milhões de dólares, cerca de R$16 milhões.


Vídeos OneFootball


Erick Noriega é filho de pais peruano, mas nasceu em Nagoya, no Japão. No país asiático, buscou as primeiras oportunidades no futebol e sofreu com a barreira do preconceito.

Os traços sul-americanos herdados dos pais fizeram com o que o volante fosse alvo de casos de bullying na escola e nas categorias de base. O jogador revelou em entrevista ao podcast Psicosis, que repensou diversas vezes sobre a carreira no futebol.

Além do preconceito sofrido, Noriega também encontrou dificuldade para se adaptar ao futebol local e sua cultura. Embora nascido no Japão, a forte ligação com as raízes da família criaram obstáculos no futebol asiático.

Noriega fez a sua formação nas categorias de base do Shimizu S-Pulse e demorou para receber as suas primeiras oportunidades no futebol japonês profissional.

O volante estreou profissionalmente apenas aos 19 anos e fora do Shimizu S-Pulse. Atuando por empréstimo, Noriega participou de sete jogos pelo Machida Zelvia, na J2 League, a segunda divisão japonesa.

Na temporada seguinte, com a idade avançada para seguir nas categorias de base do Shimizu S-Pulse, o jogador encerrou a sua trajetória na Ásia com apenas dois minutos em campo pelo time principal.

Antes de voltar para a América do Sul, Noriega passou pela quarta divisão da Alemanha e atuou pelo  SV Straelen.

Somente depois da curta experiência pela Europa, o volante desembarcou no futebol peruano para, enfim, despontar para o futebol. Em 2023, Noriega foi contratado pelo Universidad de San Martín e disputou 25 jogos, com um gol e duas assistências, pela segunda divisão.

A primeira oportunidade com sequência de jogos no futebol profissional garantiu ao jogador uma saída para o Comerciantes Unidos, então campeão da segunda divisão do Peru. No ano de estreia na elite, Noriega precisou de seis meses para convencer o Alianza Lima a investir no seu talento.

A rápida progressão do jogador no futebol peruano também colocou Noriega no radar da seleção. Em 2024, recém-contratado pelo Comerciantes Unidos, Noriega foi convocado para disputar o Pré-Olímpico e foi titular em quatro das cinco partidas, ficando de fora apenas para cumprir suspensão.

Ainda em 2024, o peruano recebeu a sua primeira convocação de Jorge Fossati para a seleção principal e estreou em amistoso contra a Nicarágua. Neste ano, o jogador voltou a integrar a lista de convocação e enfrentou a Colômbia, em partida pelas Eliminatórias em junho.

Zagueiro de origem, o jogador assumiu a titularidade logo na chegada ao Alianza Lima e somou 16 jogos na primeira temporada. A versatilidade para atuar também no meio-campo elevou a importância do jogador no elenco experiente do Alianza Lima.

Em 2025, Noriega completou 35 jogos pelo Alianza Lima, com dois gols marcados.

Além de chamar a atenção pelas atuações no futebol peruano, o volante também castigou o Grêmio e esteve em campo nos 180 minutos da classificação do Alianza Lima contra o Imortal pelos playoffs da Sul-Americana.

Pirata recomenda a contratação do Samurai

Durante as negociações pela contratação de Erick Noriega, o Grêmio recebeu informações valiosas de outro nome que já vestiu a camisa gremista e foi companheiro do jovem. Maior artilheiro estrangeiro da história do Grêmio, Hernán Barcos recomendou ao Tricolor a contratação do Samurai, apelido recebido no Peru.

"Erick é um menino espetacular, um jogador fundamental. Tem apenas 23 anos e parece que tem 500 jogos na primeira divisão. Me perguntaram (o Grêmio) e tratei de dizer a verdade. É um jogador que não tem coisas negativas para falar. Eu conheço o Grêmio e sei que ele vai ir muito bem. Quero que ele desfrute. Ele vai ir para um nível mais alto que no Peru. Que tenha cuidado com algumas coisas. Mas que desfrute e aproveite esse passo", revelou o Pirata após a despedida de Noriega.

"Feliz por ele, pela oportunidade que surge. É um jogador que merece. O futebol é assim. Lamentavelmente, perderemos um grande jogador, mas sei que o que vem para ele é muito bom. Fico feliz e orgulhoso por ele, por ver seu crescimento. Um clube como o Grêmio vai potencializar as suas características. Vamos sentir sua falta, mas desejo o melhor", completou.

O aval do experiente goleador impulsionou o desejo gremista pela contratação do jogador. Noriega chega ao Grêmio como uma alternativa de vitalidade para compor o meio-campo.

Embora a origem na defesa e a disponibilidade para ajudar em outra carência do elenco, o lado direito da zaga, o peruano foi contratado para devolver o vigor físico ao meio-campo gremista.

Mathias Villasanti sofre com atuações instáveis desde o início da temporada e pode perder o restante do ano com uma lesão ligamentar. Gustavo Cuéllar ainda tem dificuldades físicas e somente seis meses após a sua chegada começa a encontrar condicionamento para atuar.

Diante do cenário atual no elenco, a chegada de Noriega ameniza um dos problemas no setor. O peruano foi alçado ao posto de volante pelo técnico Néstor Gorosito devido a qualidade na saída de bola, inteligência tática e vigor físico, características que cumpre as necessidades para a função no Imortal.

Com o objetivo de se tornar um time mais combativo na segunda parte do Brasileirão, o Grêmio não deve parar na contratação de Noriega e planeja revigorar também as outras funções no meio-campo.

Para exercer o papel construtivo, o Imortal encaminhou o retorno de Arthur Melo, venda mais cara da história do clube, que flopou por grandes clubes europeus. O craque da final da Libertadores de 2017 está de malas prontas para voltar ao clube e assumir o protagonismo técnico no meio-campo.

O terceiro nome na lista de reforços para o setor ainda é um mistério, mas o clube afirma estar em negociações para contratar um camisa 10. Com a lesão de Miguel Monsalve e a possibilidade de saída de Franco Cristaldo, o Imortal pretende fazer a sua maior investida financeira desta janela em um novo armador para finalizar a reformulação no meio-campo.

Saiba mais sobre o veículo