David Neres é cada vez mais figura central no Napoli | OneFootball

David Neres é cada vez mais figura central no Napoli | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·23 de dezembro de 2025

David Neres é cada vez mais figura central no Napoli

Imagem do artigo:David Neres é cada vez mais figura central no Napoli

«Eu sempre estive aqui», afirmou David Neres após decidir o clássico entre Napoli e Roma, no início do mês, quando questionado, após o jogo, se «estava de volta» na entrevista pós-jogo. A confiança tem sido justificada desde os últimos dias de novembro, quando o ex-jogador do Benfica tem assumido um papel de destaque.

Na Supercoppa, conquistada esta segunda-feira, o título do Napoli tem a marca de Neres, autor de três dos quatro golos da equipa no torneio que ocorreu na Arábia Saudita: marcou o primeiro nas meias contra o Milan, e os dois tentos da final frente ao Bologna.


Vídeos OneFootball


Contratado em agosto do ano passado, Neres teve uma primeira temporada discreta na equipa italiana, participando em 28 jogos da campanha que terminou com o título italiano, com dois golos marcados e quatro assistências. Com mais dois jogos na Taça da Itália, com um golo e uma assistência, o avançado teve uma participação em golos a cada 182,75 minutos.

Na temporada atual, o brasileiro mudou o seu estatuto na equipa de Antonio Conte. Se na temporada a média é de cerca de 55 minutos em campo, nas 22 partidas que fez já são seis golos e quatro assistências, com um golo marcado ou assistido a cada 119,3 minutos. E, apesar de ser uma melhoria clara, os números não fazem jus ao desempenho mais recente.

Titular em oito dos últimos nove jogos na equipa de Antonio Conte (tinha sido suplente em nove dos primeiros 13 jogos que participou), marcou os seus seis golos e deu mais um passe decisivo neste último recorte da temporada, com uma participação a cada 98 minutos em campo.

Golos decisivos e a chance de brilhar

Na 12ª jornada da Campeonato Italiano o Napoli venceu a Atalanta por 3 a 1, sendo que os dois primeiros golos do jogo foram precisamente de Neres. Na jornada seguinte veio o golo da vitória no clássico com a Roma, que valeu as declarações que abrem este texto.

Contra a Juventus, na vitória por 2-1, foi do brasileiro o passe para o primeiro golo de Højlund no jogo. Após duas partidas em que não conseguiu contribuir e o Napoli perdeu sem marcar, vieram as atuações memoráveis na Supertaça.

Formado no São Paulo, David Neres foi negociado com o Ajax em 2016. Nas duas temporadas seguintes, destacou-se com 14 golos e 12 assistências nos 37 jogos que fez em 2017/18, e com 12 golos e outras 12 assistências em 50 jogos na temporada 2018/19.

Seguiu-se o Benfica, em 2022, por 15,3 milhões de euros, vindo do Shakhtar Donetsk, onde passou meses sem conseguir treinar e jogar, devido à guerra na Ucrânia. Ficou duas temporadas no futebol português, sendo prejudicado na temporada 2023/24 por uma lesão no joelho e com a concorrência de Di María. Em 83 jogos (55 como titular), contribuiu com 17 golos e 25 assistências.

Com a renovação com Di María na temporada seguinte, David Neres decidiu procurar uma nova equipa e o Napoli aceitou pagar cerca de 30 milhões de euros para apostar no seu futebol. Entre altos e baixos, tem-se mostrado importante para conquistar títulos numa das ligas mais competitivas do futebol internacional.

Saiba mais sobre o veículo