De Abel a Leila Pereira: o que o Palmeiras pensa do novo calendário do futebol brasileiro | OneFootball

De Abel a Leila Pereira: o que o Palmeiras pensa do novo calendário do futebol brasileiro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Palmeiras Online

Palmeiras Online

·02 de outubro de 2025

De Abel a Leila Pereira: o que o Palmeiras pensa do novo calendário do futebol brasileiro

Imagem do artigo:De Abel a Leila Pereira: o que o Palmeiras pensa do novo calendário do futebol brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nessa quarta-feira (1 de outubro), o calendário de futebol brasileiro de 2026 com diversas mudanças. As alterações repercutiram no Palmeiras, com a presidente Leila Pereira e o técnico Abel Ferreira se pronunciado sobre o assunto.

Leila Pereira elogiou o novo calendário divulgado pela CBF e afirmou se tratar de um “passo muito importante” para uma programação ainda melhor no futuro do futebol brasileiro.


Vídeos OneFootball


“O Palmeiras concorda com as mudanças no calendário divulgadas pela CBF, a começar pela redução de todos os estaduais para 11 datas, incluindo o Campeonato Paulista. Soluções difíceis exigem decisões difíceis! A CBF deu hoje um passo muito importante para que tenhamos, em um futuro próximo, um calendário ainda melhor, que respeite plenamente a integridade dos atletas e valorize o futebol brasileiro em cada uma de suas particularidades”, disse a mandatária.

Abel Ferreira vê avanço e elogia CBF

Após a vitória do Palmeiras contra o Vasco por 3×0, nessa quarta-feira, pelo Brasileirão, o técnico Abel Ferreira se pronunciou sobre as alterações no calendário para 2026. Abel elogiou a CBF pela mudanças promovidas e destacou que, quando critica algo no futebol brasileiro, não é pensando somente no Palmeiras, mas no futebol do Brasil.

“Às vezes sou crítico, reclamo, sou chato. Mas na narrativa é melhor dizer que eu ‘peço’. Depois de dois anos e meio aqui falei em três premissas, que foi o calendário, os gramados e a profissionalização dos árbitros. Está escrito em um anexo do livro, que fala sobre as coisas boas e o que pode melhorar no futebol brasileiro. Dar os parabéns à coragem e ousadia de querer fazer melhor. É difícil mexer nas coisas que já estão feitas”, iniciou Abel.

“Quando falo no calendário do futebol brasileiro, não falo só para o Palmeiras, mas para o que é bom para o espetáculo, para as equipes, para quem nos vê lá fora. Ter a oportunidade de mexer no calendário com esta coragem e ousadia porque é fazer coisas diferentes para melhorar. Se o Abel foi crítico ou chato, ou estava pedindo para que alguém fizesse algo… o Palmeiras é uma instituição que não olha só para o seu umbigo. Fico feliz porque nosso clube compartilha das mesmas ideias do treinador”, disse

“É uma bela notícia para o futebol brasileiro. Primeiro passo dado para fazer coisas diferentes e melhorar o futebol brasileiro. Acredito que, por esse sinal, que os gramados, profissionalização dos árbitros, no seu devido tempo, vai para seu devido lugar. A minha intenção, quando ‘peço’ mudanças é para melhorar o futebol brasileiro”, finalizou o técnico.

Confira abaixo as mudanças anunciadas pela CBF nas competições disputadas pelo Palmeiras.

Estaduais – Campeonato Paulista

Uma das principais alterações no calendário de 2026 será a redução de datas dos campeonatos estaduais, como o Campeonato Paulista. A partir da próxima temporada, os torneios locais passam a ter um limite de no máximo 11 datas, com datas-base de início em 11/01 e término 08/03. O formato de cada estadual ainda será definido pelas federações.

Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro sofreu alteração em seu período de início. Em 2026, o Brasileirão começará no dia 28 de janeiro e irá até 2 de dezembro. O torneio será paralisado por cinco semanas durante a Copa do Mundo de 2026, entre a primeira semana de junho e a segunda semana de julho.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil passou por uma grande reformulação e terá 126 times na edição de 2026. O torneio terá cinco fases iniciais, com jogos únicos. Todos os 20 clubes da Série A iniciarão a Copa do Brasil na quinta fase, a última antes das oitavas de final. Diferente das fases iniciais, as oitavas, quartas e semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, enquanto a final será em jogo único e sede neutra.

A Copa do Brasil 2026 começará no dia 28 de janeiro e a final está marcada para o dia 06 de dezembro, encerrando a temporada.

Saiba mais sobre o veículo