Coluna do Fla
·21 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·21 de janeiro de 2025
De La Cruz foi uma das grandes contratações do Flamengo para temporada 2024. Apesar das expectativas altas da torcida rubro-negra, o uruguaio não conseguiu render tanto no segundo semestre do ano, muito por conta das inúmeras lesões que sofreu. Assim, o meio campista admitiu que a sequência de contusões afetou no desempenho com o Manto Sagrado.
— Comecei bem, me sentia bem, com o decorrer dos meses fui me adaptando ao que era o futebol brasileiro. Fui entendendo que o Carioca era um período de transição para o que vai ser a preparação para o ano. Mas à medida que foram passando os meses, fui me sentindo um pouco mal com meu físico, começaram as dores, comecei a sofrer algumas pequenas lesões que foram-se agravando à medida que continuava o ano — disse, antes de finalizar:
— Às vezes estava 100%, às vezes estava a 70, a 80%, mas tentava jogar, porque isso é o que melhor sei fazer. A verdade é que me custou muito ao final do ano. Creio que depois da Copa América, que para mim foi um desgaste mental importante, aí meu nível começou a abaixar consideravelmente, eu sou o primeiro responsável e o primeiro que faz autocrítica disso. Depois, ao final do ano, quando chega Filipe, que começamos a falar e a entender um pouco do ele esperava de mim, obviamente que ali tudo voltou a se reconstruir — concluiu, em entrevista ao ‘GE’.
Assim como disse De La Cruz, o segundo semestre do uruguaio no Flamengo foi marcado por uma sequência de lesões. A partir de julho de 2024, o meio campista visitou o Departamento Médico do Fla em três oportunidades: trauma no joelho direito e duas lesões no músculo posterior da coxa direita. Desse modo, o jogador atuou em apenas 50% dos jogos do Mengo após a Copa América, além de ter ficado de fora das finais da Copa do Brasil.
De La Cruz acertou com o Flamengo em dezembro de 2023, vindo diretamente do River Plate (ARG) por US$ 16 milhões (R$ 77,7 milhões na cotação da época). O meio campista, inclusive, possui contrato válido com o Mais Querido até dezembro de 2028. Por fim, na última temporada, o uruguaio atuou em 41 partidas, somando dois gols e seis assistências.
Enquanto isso, De La Cruz segue à disposição do técnico Filipe Luís neste início de temporada. Vale lembrar que o jogador foi titular no jogo do Flamengo contra o São Paulo, que terminou em 0 a 0. Agora, o meio campista deve voltar a campo no próximo sábado (25), contra o Volta Redonda, pela quinta rodada do Campeonato Carioca. A partida, inclusive, terá transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.