Jogada10
·23 de julho de 2026
De la Fuente revela segredo da Espanha campeã do Mundo: “Somos os 26 espanhóis”

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·23 de julho de 2026

Luis de la Fuente, técnico da Espanha, comentou os bastidores da conquista da Copa do Mundo de 2026 durante uma visita à redação do jornal Marca. Poucos dias após conquistar o bicampeonato contra a Argentina, o técnico Luis de la Fuente revelou qual foi o principal segredo da campanha da Espanha. O treinador afirmou que o sucesso da equipe esteve na força do grupo e na capacidade de colocar o coletivo acima das individualidades.
Para explicar essa mentalidade, De la Fuente recorreu à famosa história dos 300 de Esparta. De acordo com ele, antes das partidas, a comissão técnica lembrava que a Espanha enfrentaria seleções associadas às suas grandes estrelas, mas que os adversários encarariam um time unido.
“Dissemos que enfrentamos o Portugal de Cristiano, a França de Mbappé e a Argentina de Messi. Mas eles enfrentariam a seleção dos 26 espanhóis. Foi a nossa forma de mostrar que a força do grupo estava acima de qualquer individualidade”, afirmou.
O treinador também elogiou a postura de Lamine Yamal durante o Mundial. Apesar do destaque do jovem atacante, De la Fuente ressaltou que ele sempre priorizou o desempenho da equipe.
“Lamine fez uma Copa extraordinária. Evoluiu muito, trabalhou pelo time e colocou o interesse coletivo acima de qualquer objetivo pessoal. É um jogador muito jovem, ainda em desenvolvimento, e isso só fará com que cresça ainda mais”, destacou.

Luis de la Fuente, classifica Copa de Lamine Yamal como “extraordinária” – Foto: Carl Recine/Getty Images
Por fim, De la Fuente acredita que esse espírito de união começou a ser construído na conquista da Eurocopa de 2024 e foi fortalecido ao longo dos últimos anos.
“Além da qualidade técnica, esse grupo tem valores humanos muito fortes. Isto porque são jogadores generosos e comprometidos uns com os outros. A palavra ‘família’ passou a definir essa seleção desde a Euro, e isso nos dá uma força enorme”, concluiu.







































