Gazeta Esportiva.com
·19 de janeiro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 de janeiro de 2024
O Palmeiras se despediu, nesta quinta-feira, da atacante Bia Zaneratto. A Imperatriz, como é conhecida, encerra a terceira passagem no Verdão com marcas históricas e conquistas inéditas, mas amargou uma temporada sem títulos em 2023, apesar de somar bons números.
Rumo aos Estados Unidos, a centroavante de 30 anos deixa o clube como maior artilheira da história da categoria feminina alviverde. Ao todo, disputou 83 partidas, marcou 55 gols e distribuiu 37 assistências.
A jogadora foi peça-chave na inédita conquista da Copa Libertadores de 2022, sendo a artilheira do time na competição e marcando gol na grande final. Além disso, foi a goleadora da equipe no título do Campeonato Paulista do mesmo ano, torneio que o clube não vencia desde 2001.
Presença constante na Seleção Brasileira, Bia Zaneratto se tornou a atleta palmeirense com mais gols e jogos defendendo o país. Ao todo, foram 12 tentos anotados em 36 partidas com a Amarelinha – confirmando a fase goleadora, a atacante também foi a primeira palestrina a marcar em Olímpiadas e Copa América.
Em 2023, a Imperatriz, junto com o Verdão, passaram em branco. Mesmo sem levantar troféus na temporada, a camisa 10 balançou as redes 18 vezes e distribuiu 15 assistências em 28 compromissos. No ano anterior, foram 22 gols e 12 passes finais em 38 duelos.
Assim, apenas durante esta terceira passagem no Alviverde, a centroavante anotou 40 tentos e deu 27 assistências em 66 embates, quase todos eles como capitã da equipe. Antes, ela defendeu o clube em 2020 (dois jogos) e 2021 (15 jogos).
Palmeiras e Bia Zaneratto negociaram a renovação da atleta durante as últimas semanas. Porém, as partes não chegaram a um acordo. Nos Estados Unidos, é esperado que Imperatriz assine com o Kansas City Current, clube da compatriota e companheira de Seleção, Debinha.