
Gazeta Esportiva.com
·08 de setembro de 2025
De olho na Copa de 2030, Peru pode jogar próximas eliminatórias na altitude

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·08 de setembro de 2025
Após a derrota para o Uruguai na última quinta-feira, o Peru deu adeus a qualquer possibilidade de classificação à Copa do Mundo. De olho no próximo ciclo, para o Mundial de 2030, a Federação Peruana de Futebol (FPF) começa a pensar em mudanças para as próximas Eliminatórias. A entidade estuda transferir os jogos como mandante para a altitude peruana.
Atualmente, o Peru manda seus jogos no Estádio Nacional, em Lima, capital do país. Mas, depois da eliminação nas Eliminatórias, a FPF cogita mudar a sede da seleção para o Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, a 3.339 metros acima do nível do mar. A informação é do jornal peruano La República e foi capa no Líbero, periódico esportivo do país.
Capa do jornal peruano Líbero nesta segunda-feira. (Foto: Reprodução)
O estádio é conhecido dos brasileiros. Na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Atlético-MG enfrentou o Cienciano na altitude de Cusco. Além do campeão continental, o Inca Garcilaso também é a casa do Deportivo Garcilaso e do Cusco FC.
A estratégia é usar a altitude como aliada para enfrentar os adversários em casa e melhorar o desempenho como mandante. Nesta edição das Eliminatórias, o Peru conquistou apenas dez dos 24 pontos disputados em seus domínios.
Segundo a imprensa peruana, a FPF irá consultar a nova comissão técnica que assumirá a seleção. Caso a mudança seja concretizada, será a primeira vez que o Peru utilizará a altitude a seu favor nas Eliminatórias.