MundoBola
·02 de fevereiro de 2026
De onde vem o dinheiro do Flamengo? Bap destrincha como contratou Lucas Paquetá

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·02 de fevereiro de 2026

As movimentações do Flamengo no mercado sempre rendem questionamentos dos rivais: de onde vem o dinheiro do clube? A contratação de Lucas Paquetá se tornou a mais cara do futebol brasileiro, e o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, falou sobre o que esse movimento representa.
Bap, em sua fala, acaba trazendo algumas formas como o clube fatura, deixando claro que o montante milionário para repatriar o ídolo vem de diversas fontes de faturamento.
"Acho importante dividir com vocês algo que nos enche de orgulho. É importante para o futebol brasileiro, não só do Flamengo. A gente ter a felicidade de ter condições financeiras de repatriar um atleta do quilate e do momento que vive Lucas Paquetá, com as incertezas que vive nosso país. Tenho certeza que se não fosse apenas pela receita da gente, pela estrutura de responsabilidade que temos, não teríamos condições de trazer o Paquetá", inicia.
O presidente, então, cita outras fontes de renda do Flamengo.
"Isso depende da qualidade dos patrocinadores que você têm, as receitas e dos contratos que são estabelecidos. Quando o Flamengo fatura o que fatura, recebe por direito de transmissão, muito desse dinheiro vem da credibilidade que o clube aumentou. E isso é abstrato, é difícil dizer quanto vale isso. Mas vale muito, quando você olha para um contrato de cinco anos, como você pode cumprir suas obrigações? Começa por você organizar sua casa, não gastar mais do que recebe", continua.
O presidente do Flamengo lembra que na maior parte da história do clube, o faturamento foi inferior ao que o clube gastou.
"Muita gente acha que o Flamengo foi fundado dois, três anos atrás, ficou rico três anos atrás. Flamengo completou 130 anos, e só foi lucrativo em oito anos desses 130. Em 122, ele perdeu dinheiro. Esses 122 anos foram todos anteriores a 2012. Para chegar hoje e fazer um movimento desse, é importante para o Flamengo, mas mais para o futebol do Brasil. Isso é bom para todo mundo", diz.
Por fim, o presidente dá recado a Lucas Paquetá baseado no que o jogador disse sobre precisar do Flamengo ao desembarcar no Rio de Janeiro.
"Quando você começa a ver a Europa se questionar de onde vem o dinheiro desses caras, como estão fazendo isso. O Flamengo hoje está entre os 25 maiores faturamentos do planeta, é muito especial. Quando você começa a trazer atletas desse gabarito, é importante para o Brasil, para a Seleção Brasileira. Não estou aqui para falar de um atleta, mas o que simboliza isso tudo. Ouvi o Lucas dizer que talvez o Flamengo não precisasse dele. Você foi muito gentil e generoso, mas o Flamengo precisa, sim, de você", conclui.
Lucas Paquetá foi apresentado ao Flamengo nesta segunda-feira (2), e após o vice na Supercopa, deve voltar ao Maracanã na quarta-feira (4), contra o Internacional.








































