De Paulo Cézar Caju a Danilo: Flamengo marca presença na história de Brasil x Haiti | OneFootball

De Paulo Cézar Caju a Danilo: Flamengo marca presença na história de Brasil x Haiti | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jornal do Fla

Jornal do Fla

·19 de junho de 2026

De Paulo Cézar Caju a Danilo: Flamengo marca presença na história de Brasil x Haiti

Imagem do artigo:De Paulo Cézar Caju a Danilo: Flamengo marca presença na história de Brasil x Haiti

Brasil x Haiti acontece nesta sexta-feira (19), pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2026. Caso a provável escalação de Carlo Ancelotti se confirme, o Flamengo terá dois representantes entre os titulares da Seleção Brasileira: Danilo e Lucas Paquetá.

A presença rubro-negra no confronto, porém, não é novidade. Nas duas ocasiões anteriores em que Brasil e Haiti se encontraram, o Flamengo também teve participação direta dentro de campo. O retrospecto chama atenção. Em dois dos três confrontos da história entre as seleções, o Rubro-Negro esteve representado por jogadores que ajudaram a construir as vitórias brasileiras.


Vídeos OneFootball


Paulo Cézar Caju marcou gol no primeiro Brasil x Haiti

O primeiro encontro entre as seleções aconteceu em 21 de abril de 1974, em Brasília. A partida marcou a inauguração do antigo Estádio Mané Garrincha e serviu como preparação para a Copa do Mundo daquele ano. O técnico Zagallo utilizou praticamente a base da equipe que viajaria para a Alemanha Ocidental semanas depois.

Entre os convocados estava Paulo Cézar Caju, então jogador do Flamengo. Titular naquela tarde, o rubro-negro participou diretamente da vitória por 4 a 0 ao marcar um dos gols da partida. Rivellino, Marinho Chagas e Edu completaram o placar.

Além de Caju, o Flamengo também teve o goleiro Renato entre os convocados para aquele compromisso da Seleção. O amistoso representou uma das últimas avaliações de Zagallo antes do Mundial.

Júlio César esteve no histórico ‘Jogo da Paz’

Trinta anos depois, Brasil e Haiti voltaram a se encontrar em circunstâncias muito diferentes. Em agosto de 2004, a Seleção Brasileira desembarcou em Porto Príncipe para disputar o chamado “Jogo da Paz”, iniciativa apoiada pela ONU em meio à grave crise política e social vivida pelo país caribenho.

O evento ultrapassou o aspecto esportivo. Isso porque milhares de haitianos ocuparam as ruas para acompanhar a passagem da delegação brasileira. O deslocamento da equipe até o estádio aconteceu sob forte esquema de segurança, com apoio de tropas da ONU e veículos blindados.

Naquele time comandado por Carlos Alberto Parreira, o Flamengo tinha um representante entre os titulares: o goleiro Júlio César. Dentro de campo, o Brasil aplicou uma goleada por 6 a 0. Ronaldinho Gaúcho marcou três vezes, Roger Flores anotou dois gols e Nilmar completou o placar.

O confronto ficou marcado como um dos eventos esportivos mais simbólicos da história recente do Haiti, tanto pelo contexto político quanto pela mobilização popular gerada pela presença da Seleção.

Flamengo volta a aparecer no quarto capítulo da história

O terceiro confronto entre as seleções aconteceu em 2016, pela Copa América Centenário. Na ocasião, o Brasil goleou o Haiti por 7 a 1 nos Estados Unidos sem jogadores do Flamengo no elenco. Curiosamente, porém, três atletas daquela convocação se tornariam ídolos do Rubro-Negro poucos anos depois.

Diego Alves ficou no banco de reservas durante a partida, assim como Rodrigo Caio. Já Gabigol, então com 19 anos, entrou no segundo tempo e marcou um dos gols da goleada. Juntos, os três passariam a integrar uma das gerações mais vitoriosas do Flamengo a partir de 2019.

Agora, no quarto encontro da história entre as equipes, a responsabilidade rubro-negra passa especialmente para Danilo e Lucas Paquetá.

O defensor deve ser titular na lateral direita, enquanto Paquetá aparece como peça importante do meio-campo de Carlo Ancelotti. Além da dupla, Alex Sandro e Léo Pereira tendem a começar no banco e podem ser mais representantes rubro-negros em campo durante o confronto.

Eles darão sequência à curiosa ligação entre Flamengo e Brasil x Haiti. O Rubro-Negro teve jogadores em campo no primeiro confronto, em 1974, e também no histórico Jogo da Paz, em 2004. Agora, volta a ser representado no quarto capítulo dessa história.


Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL

Saiba mais sobre o veículo