De volta ao Benfica, Mourinho faz confissão: "Se o conflito me aparecer à frente..." | OneFootball

De volta ao Benfica, Mourinho faz confissão: "Se o conflito me aparecer à frente..." | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·28 de setembro de 2025

De volta ao Benfica, Mourinho faz confissão: "Se o conflito me aparecer à frente..."

Imagem do artigo:De volta ao Benfica, Mourinho faz confissão: "Se o conflito me aparecer à frente..."

José Mourinho garantiu que, aos dias de hoje, não procura conflito. O Special One teve uma carreira recheada de momentos contraditórios, mas neste regresso ao Benfica, 25 anos depois da primeira passagem, admite ter evoluído enquanto técnico.

"Acho que como treinador sou melhor hoje do que antes. Acho que qualquer treinador que tenha sentido crítico, que pense muito, que analise muito sobre as experiências que vive... Acho que um treinador é melhor com o acumular das experiências. A sensação do déjà-vu é uma coisa marcante, é uma coisa que te prepara para aquilo que aparece e que é déjà-vu, que tu já estiveste numa situação igual ou numa situação parecida", disse, à UEFA.


Vídeos OneFootball


No entanto, Mourinho admitiu que, fora de campo, continua como no início da carreira: "Como pessoa, o DNA é igual, nasces e morres com o mesmo. Acho que um treinador nasce e morre com o mesmo DNA, não tem hipótese a dar. Mas como pessoa há diferenças. A diferença fundamental que eu reconheço em mim próprio é que, se calhar, no início eu pensava mais em mim, e transformei-me de uma maneira em que, não sei, sinto-me mais altruísta, sinto-me que estou no futebol mais para ajudar os outros do que para me ajudar a mim próprio".

"Estou mais para ajudar os meus jogadores do que para pensar naquilo que vai acontecer comigo daqui a um ano, daqui a dois ou três. Estou mais a pensar no Benfica estou mais a pensar na alegria dos adeptos do que propriamente em mim. E acho que também é um câmbio natural que não me desvirtua como treinador, mas como pessoa dá-me um lado... que eu gosto de viver com esse lado diferente", acrescentou.

Para terminar, Mourinho deixou garantias: "Continuo igual, só que uma coisa é ires à procura, é ires deliberadamente à procura desse conflito, e outra coisa é: o conflito aparece à tua frente, ou o conflito vem ter contigo. Se o conflito aparecer à minha frente, eu bato-me lá com ele. Se o conflito vier de encontro a mim, faz clash. Agora eu ir à procura do conflito, confesso que a estabilidade emocional nos ajuda a ter outro tipo de perfil".

Saiba mais sobre o veículo