Jogada10
·14 de abril de 2025
De volta aos gramados, Neymar cobra personalidade ao Santos após derrota no Maracanã

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·14 de abril de 2025
Intensidade, polêmica e frustração: assim ficou marcado o retorno de Neymar aos gramados após 42 dias de recuperação de uma lesão na coxa. O sentimento de alívio e desfrute acabou ofuscado pelo de frustração com o gol da vitória do Fluminense, no minuto final do jogo. “Faltou ter um pouco mais de personalidade, de ir pra cima”, cobrou o astro em seu primeiro discurso após a volta.
Neymar falou sobre a experiência de estar de volta em campo, mas deu foco ao novo tropeço santista no Brasileirão. “Feliz, obviamente, de voltar a jogar. Amo jogar futebol, isso que amo fazer. Mas com relação ao jogo, mais uma vez, a gente cometeu um vacilo”, afirmou o jogador em tom crítico.
O camisa 10 entrou no lugar de Thaciano, no intervalo, e teve uma atuação movimentada. Foi, inclusive, um dos poucos responsáveis por dar mais dinamismo ao setor ofensivo do Santos. Embora não tenha marcado gols ou dado assistências, tentou construir jogadas e chamar a responsabilidade em busca da vitória. O atacante também foi alvo de faltas constantes e, em um dos lances mais polêmicos do confronto, acabou advertido com cartão amarelo por deixar o braço no rosto de Samuel Xavier em uma disputa.
O astro contestou a marcação e alegou não ter acertado o adversário — lance que resultou numa discussão com o lateral do Fluminense. Minutos depois, não ironicamente, Samuel Xavier garantiu a vitória tricolor no apagar das luzes no Maracanã, aos 50′.
Ele havia disputado sete partidas pelo Santos no Campeonato Paulista, com três gols e três assistências, antes de sofrer uma lesão na coxa esquerda nas quartas de final do estadual, no dia 2 de março. Exames identificaram um edema na região posterior da coxa, o que exigiu um período de recuperação mais longo que o inicialmente previsto.
Conforme decisão do departamento médico, o clube optou por um protocolo de recuperação mais cauteloso desta vez, diferente do adotado quando o jogador chegou. A prioridade foi assegurar a recuperação total da lesão, aliada a um trabalho de fortalecimento muscular, a fim de evitar novos afastamentos.
O retorno do craque ocorreu após 42 dias afastado dos gramados, período em que se envolveu em polêmicas extracampo e em compromissos relacionados à Kings League, competição alternativa que atraiu sua atenção. Eventualmente, sua reestreia oficial gerou grande expectativa, tanto pela possibilidade de impulsionar o elenco quanto pela simbologia de seu retorno à Vila Belmiro. Contudo, a performance coletiva aquém das expectativas ofuscou a celebração.
Apesar do longo período de inatividade e do retorno recente aos treinos, o astro garantiu que está pronto para jogar sempre que necessário. “Eu vou continuar a jogar. Desde que voltei, estou à disposição suficiente, mas obviamente respeitando o treinador”, disse em entrevista após o apito final.
O próximo compromisso do Santos está marcado para quarta-feira (16) diante do Atlético-MG, na Vila Belmiro. O confronto acontece pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, no qual figura na 18ª colocação neste momento.