Deco despede-se de Pinto da Costa: “Perdi alguém que foi muito mais do que um presidente” | OneFootball

Deco despede-se de Pinto da Costa: “Perdi alguém que foi muito mais do que um presidente” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·16 de fevereiro de 2025

Deco despede-se de Pinto da Costa: “Perdi alguém que foi muito mais do que um presidente”

Imagem do artigo:Deco despede-se de Pinto da Costa: “Perdi alguém que foi muito mais do que um presidente”

O antigo internacional português Deco elogiou o “legado” de Jorge Nuno Pinto da Costa, que faleceu hoje, aos 87 anos. Deco recordou não apenas “um amigo”, mas “o maior e melhor presidente da história do futebol”.

“Hoje, o futebol perdeu um dos seus grandes líderes, e eu perdi alguém que foi muito mais do que um presidente, mas, sim, um amigo. Jorge Nuno Pinto da Costa, o maior e melhor presidente da história do futebol, acreditou em mim e abriu-me as portas do FC Porto”, afirmou o antigo jogador do FC Porto.


Vídeos OneFootball


Num post na sua conta oficial do Instagram, acompanhado de fotografias ao lado de Pinto da Costa, Deco descreveu o dia como “muito triste” e expressou a sua “eterna gratidão” ao ex-presidente do FC Porto, que o contratou ao Salgueiros na época 1998/99, após o Benfica ter desistido do jovem jogador.

“A sua paixão, visão e dedicação ao futebol e ao FC Porto deixaram uma marca em várias gerações, e o seu legado perdurará. Obrigado por tudo, Presidente. Descanse em paz”, concluiu o antigo jogador, que actualmente ocupa o cargo de diretor de futebol do FC Barcelona, clube que o adquiriu aos ‘dragões’ em 2004.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, onde se destacou como o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, faleceu hoje aos 87 anos, após uma luta contra o cancro.

Pinto da Costa foi diagnosticado com cancro da próstata em setembro de 2021 e a sua saúde deteriorou-se nas últimas semanas, menos de um ano após a derrota nas eleições do clube.

Iniciado em 23 de abril de 1982, apenas seis dias após ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente cumpriu 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto a conquistar 2.591 títulos em 21 modalidades, dos quais 69 no futebol sénior masculino, incluindo sete a nível internacional.

Saiba mais sobre o veículo