Trivela
·08 de setembro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·08 de setembro de 2022
Dynamo Kiev e Fenerbahçe tinham se enfrentado nas preliminares da Champions League, com a classificação emocionante dos ucranianos. O duelo rendeu um atrito diplomático, depois que torcedores turcos passaram a gritar “Putin” em provocação aos adversários. Uma série de protestos se seguiu, com o técnico Mircea Lucescu se recusando a participar da coletiva de imprensa. Presidente do Fener, Ali Koç condenou os cânticos, mas não quis pedir desculpas. Já a Uefa multou os Canários, além de determinar o fechamento parcial de suas arquibancadas. Quis o destino que os dois times fossem para a Liga Europa e se reencontrassem na fase de grupos. Agora, com o “mea culpa” do Fener em forma de mosaico.
O mosaico do Fenerbahçe trazia, em inglês, a frase: “Paz em casa, paz no mundo”. O mosaico misturava o escudo do clube com a imagem de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da Turquia. O teor da mensagem estava claro, depois de todo o ocorrido, para dizer que parte massiva da torcida turca não concordava com os cânticos. Isso não impediu, porém, que torcedores do Fener fossem filmados com máscaras de Putin nas ruas de Istambul.
Dentro de campo, o Fenerbahçe conseguiu seu troco com uma eletrizante vitória por 2 a 1. Gustavo Henrique abriu o placar para os Canários aos 35 minutos, de cabeça, enquanto Viktor Tsygankov empatou para o Dynamo num chute cruzado aos 18 do segundo tempo. O gol decisivo do Fener saiu só aos 47, graças ao recém-contratado Michy Batshuayi. O centroavante aproveitou uma bola solta na área para fazer seu primeiro gol pelo clube, logo em sua estreia.
Fener e Dynamo estão no Grupo B da Liga Europa. Na outra partida, o Rennes visitou o AEK Larnaca e venceu em circunstâncias parecidas, num triunfo por 2 a 1 decidido pelo gol de calcanhar marcado por Lorenz Assignon aos 49 do segundo tempo.