Zerozero
·28 de janeiro de 2026
Depressão Kristin provoca estragos em instalações desportivas em todo o país

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·28 de janeiro de 2026

As fortes chuvas e rajadas de vento que se fizeram sentir durante a madrugada de terça para quarta-feira provocaram estragos em vários estádios e pavilhões um pouco por todo o país.
Tal como foi confirmado pela Proteção Civil, o distrito de Leiria foi o mais afetado pela depressão Kristin- houve, inclusive, registo de uma morte na região de Monte Real.
O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, casa da UD Leiria, sofreu com o mau tempo, num cenário facilmente constatável às primeiras horas da manhã. A cobertura do recinto ficou bastante danificada, assim como as estruturas à volta do relvado e no exterior do estádio. Resta perceber que impacto terá esta situação na calendarização dos jogos da UD Leiria, isto na medida em que a equipa de Fábio Pereira tem agendado para domingo, dia 1 de fevereiro, um embate em casa com o Paços de Ferreira.
Além deste estádio, também um pavilhão da região foi afetado pelas condições atmosféricas adversas que se fizeram sentir nas últimas horas. Falamos do Pavilhão da Embra, casa, entre outras, das equipas de hóquei em patins e basquetebol do SC Marinhense. Neste caso, a destruição do recinto foi praticamente total.
Perante este cenário, a Câmara Municipal de Leiria ativou o Plano Municipal de Proteção Civil e aconselhou a população a ficar em casa. A queda de árvores e estruturas foi a principal ocorrência ao longo das últimas horas.
Ainda que Leiria tenha sido o distrito mais afetado, a verdade é que os efeitos da passagem da depressão Kristin fizeram-se sentir um pouco por todo o país. Em Lisboa, o Oriental viu ser destruída a «nova cobertura da bancada do campo de 7» (campo nº2 do Estádio Engenheiro Carlos Salema). Tal cenário levou a que o muro que ficava junto a esta estrutura também caísse.
O clube já anunciou estar «em contacto com as entidades responsáveis, com a prioridade total na segurança de atletas, famílias e todos os que diariamente vivem» o Oriental.
Além da vítima mortal em Monte Real, houve também registo de um óbito em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa.
Por fim, o Alcains, clube que disputa os campeonatos distritais da AF Castelo Branco, emitiu também um comunicado a dar conta dos estragos no Campos de Jogos António Trigueiros de Aragão.
«Na sequência do temporal que se fez sentir durante a noite, acordamos com este [destruição quase total da zona de camarotes] cenário devastador do nosso Trigueiros de Aragão.
Tendo em conta o jogo da equipa sénior, a realizar-se este domingo, em nossa casa, frente ao Idanhense, informamos que a zona dos camarotes estará temporariamente interditada», podia ler-se.
Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Clube Desportivo de Alcains (@cdalcains)








































