Chelsea Fans Brasil
·31 de outubro de 2025
Derby contra o Tottenham, adaptação de Alejandro Garnacho e Jamie Gittens e excesso de expulsões na equipe: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Tottenham pela PL

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·31 de outubro de 2025

Enzo Maresca concedeu sua entrevista coletiva antes do derby londrino contra o Tottenham neste sábado (31/10).
O Chelsea busca se recuperar na Premier League, após sofrer a virada e ser derrotado pelo Sunderland no último final de semana.
Embora tenha vencido o Wolves no meio de semana pela Carabao Cup, o Chelsea sofreu um grande susto no segundo tempo, vendo uma vantagem de três gols cair para apenas um.
Enzo Maresca comentou na coletiva sobre o cartão vermelho de Liam Delap, mais um ponto de preocupação na sequência recente de expulsões na equipe.
“Não, eu não precisava falar com Liam [Delap]. Falei com Liam, mas Liam, ele sabe tudo. Ele está ciente da situação. Ele sabe que cometeu um erro. E ponto final. Não mais do que isso.”
Enzo Maresca tem sido aberto e honesto ao falar de seus jogadores, o que não tem sido uma tarefa das mais agradáveis em certos momentos da temporada.
O treinador foi questionado se os jogadores gostaram da forma como foi aberto após a partida contra o Wolves, onde demonstrou grande descontentamento com o desempenho no segundo tempo.
“Esta é uma pergunta para eles. Se eu disser que precisamos evitar um cartão vermelho, é que precisamos evitar o cartão vermelho. Eu digo o que acho correto dizer. Às vezes tínhamos um cartão vermelho que era difícil de evitar e às vezes tínhamos um cartão vermelho que poderíamos evitar.” “Acho que alguns dos cartões vermelhos que concedemos, podemos evitar. Também é algo que precisamos aprender. Algo que temos que fazer melhor. E com certeza, sem dúvida que no futuro seremos melhores também nisso.” “Mais uma vez, alguns dos cartões vermelhos que poderíamos evitar. Alguns dos cartões vermelhos não podemos evitar.”
Enzo Maresca foi bastante severo ao criticar Liam Delap após o cartão vermelho no meio de semana, e deu sua posição sobre o jogador.
“Provavelmente porque eu não sou da Inglaterra, então às vezes, quando tento traduzir do italiano para o inglês, às vezes é um pouco diferente. Liam, quando está dentro do campo, está mais focado em fazer sua batalha contra o zagueiro central do que o resto. Isso era o que eu estava dizendo, o que eu estava tentando dizer depois daquele jogo.” “Há dois jogadores nesta equipe, três jogadores nesta equipe, que eu os conheço melhor do que os outros. Romeo Lavia, Cole Palmer e Liam Delap porque eu os conheço do Sub-21 [no Manchester City], há quatro anos. Então, eu conheço Liam sempre e sei que Liam será um jogador fantástico para nós, mas há algumas coisas como o resto que ele precisa melhorar.”
O Chelsea enfrenta o Tottenham, que tem feito um bom início de temporada se comparado com a anterior.
Enzo Maresca comentou sobre o adversário deste sábado pela décima rodada da Premier League.
“Tottenham, acho que eles estão indo muito bem. Eles terminaram a temporada passada vencendo a Liga Europa. Eles começaram muito bem nesta temporada e também porque é um derby, com certeza seria um jogo difícil.” “Eu não sei [se eles estão com resultados ruins em casa], esta é uma pergunta para eles.”
Alejandro Garnacho e Jamie Gittens chegaram ao Chelsea nesta temporada e disputam posição na equipe titular.
Enzo Maresca falou sobre a adaptação de ambos os jogadores e o que espera de ambos dentro de campo.
“Ambos estão se adaptando à nossa maneira como trabalhamos todos os dias. Ambos estão indo bem. É isso que queremos dos nossos pontas, você sabe, marcar gols e dar assistências e é bom ter os dois indo bem para que possamos escolher um ou outro.”
O Chelsea tem sofrido em jogadas de bola parada, sofrendo gols recentes que poderiam ser evitados.
Enzo Maresca comentou sobre a estatística negativa, porém ressaltou a quantidade de gols marcados no quesito pela equipe.
“Acho que em lances de bola parada você vai marcar gols e sofrer gols. A razão é porque se dissermos isso quando sofremos não somos fortes o suficiente. Acho que em lances de bola parada, há times que marcam mais gols, menos gols, mas no final de lances de bola parada você vai marcar e sofrer gols porque há ações que são muito difíceis de defender.”
Enzo Maresca fez mudanças táticas contra o Wolves, com Romeo Lavia ou Moises Caicedo se juntando à linha defensiva. O treinador explicou a lógica por traz das suas mudanças táticas.
“Depende de como a outra equipe, onde podemos encontrar espaço, onde podemos encontrar soluções. Às vezes, também é para mover um meio-campista dessa área porque é tráfego, muitos jogadores lá, então queremos tirar alguns jogadores dessa área. Depende um pouco, como eu disse, de como o outro time.”
O Chelsea sofreu gols recentes em lances de bolas longas de laterais. Enzo Maresca confirmou que a equipe está treinando para evitar gols nestes tipos de lances.
“Sim, e então estamos trabalhando nisso. Com certeza estamos trabalhando. Com certeza.”
Voltando ao assunto da expulsão de Liam Delap contra o Wolves, Enzo Maresca revelou que o jogador pediu desculpas aos companheiros após a partida.
“Logo após o jogo no vestiário, sim [Liam Delap pediu desculpas]. No vestiário após o jogo, ele pediu desculpas a todos.”
Cole Palmer tem desfalcado a equipe nas últimas partidas, com seu retorno ainda sem data certa. Enzo Maresca confirmou a ausência do jogador e brincou sobre seu retorno aos gramados.
“Acabei de encontrá-lo na cantina para o café da manhã e disse a ele, direi que em uma semana você está de volta. Ele estava rindo. Agora com Cole, exatamente o mesmo plano. Espere e espero que ele possa voltar em breve.”
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo























