Derby entre Eintracht Braunschweig e Hannover movimenta a 10ª rodada da 2.Bundesliga | OneFootball

Derby entre Eintracht Braunschweig e Hannover movimenta a 10ª rodada da 2.Bundesliga | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Alemanha FC

Alemanha FC

·25 de outubro de 2025

Derby entre Eintracht Braunschweig e Hannover movimenta a 10ª rodada da 2.Bundesliga

Imagem do artigo:Derby entre Eintracht Braunschweig e Hannover movimenta a 10ª rodada da 2.Bundesliga

 Por Guilherme Costa

Há quem diga que na Alemanha não existem rivalidades, muito por causa do amplo domínio do Bayern de Munique em relação às outras equipes do país. Grande engano. Desde as rivalidades de grandes clubes alemães, como Borussia Dortmund x Schalke e Hamburgo x Werder Bremen, passando por rivalidades "desiguais" mas ainda muito fortes, como Nuremberg x Greuther Furth, a Alemanha é um país que sabe muito bem viver a hostilidade e expectativa de uma semana que antecede um derby.


Vídeos OneFootball


Outro clássico muito forte no país germânico ocorre na região Baixa Saxônia, na disputa entre os tradicionais Eintracht Braunschweig e Hannover 96, que se enfrentarão amanhã, domingo, no Eintracht-Stadion. O primeiro embate entre os clubes na temporada 25/26, será o de número 183 na história do confronto (entre jogos oficiais e não oficiais); no retrospecto dos jogos oficiais (158 jogos), o Eintracht tem 69 vitórias, enquanto o Hannover tem 58 vitórias, além de 31 empates.

"Dá para sentir que é um jogo especial. Estávamos com os ultras ontem. Os meninos queriam mostrar à equipe a importância das emoções em uma partida como esta. Recebemos um breve histórico esportivo, houve cânticos e, a partir daí, alcançamos todos os jogadores. Uma expectativa clara foi expressa a nós e à equipe, mas foi repetidamente enfatizado que não haveria desentendimentos entre a equipe e a torcida neste fim de semana." Declarou o treinador do Braunschweig, Heiner Backhaus.

Bons inícios de temporada

Por mais que haja uma distância entre os adversários históricos na tabela da 2.Bundesliga, é possível dizer que o início da temporada 25/26 é muito bom para as duas equipes; sobretudo para o Eintracht Braunschweig, que nos nove primeiros jogos tem o retrospecto de 3 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. Pode soar estranho, caro leitor, mas em comparação com os nove primeiros jogos da temporada passada (2-1-6), a vida dos Leões atualmente está muito mais amena.

Do lado do Hannover, o time iniciou a temporada com quatro vitórias seguidas, sob o comando de Christian Titz. Os últimos resultados, no entanto, foram decepcionantes, tanto no placar quanto no desempenho, com um empate contra o Greuther Furth e uma derrota acachapante de 3 a 0 para o Schalke 04, na HDI Arena.

Para o clássico de amanhã, portanto, o Eintracht Braunschweig vem de uma grande vitória fora de casa contra o Fortuna Dusseldorf, enquanto o Hannover vem da já citada derrota para os Azuis Reais. Mas, é aquilo, "clássico é clássico, e vice-versa".

"É bom podermos jogar partidas como essa com uma atmosfera especial. Os jogadores também sabem disso; eles estão cientes da sua importância. Queremos entrar em campo com uma atmosfera ótima e pacífica, motivados. É assim que encaramos o jogo." Comentou o comandante do Hannover, Titz.

Hostilidade e presença da torcida visitante

Na temporada passada, eu estava vendo o jogo pela TV e estranhei a apatia da torcida local. O espaço destinado aos Ultras (torcida organizada) do Eintracht não estava ocupada, ao passo que pouquíssimos torcedores do Hannover estavam presentes no local destinado aos visitantes, resultando em vários momentos silenciosos durante a partida. No jogo de volta, na HDI Arena, o confronto teve torcida única e foi marcado por protestos dos Ultras do Die Roten.

Amanhã, o setor visitante estará ocupado pela torcida do Hannover 96. E a expectativa é que não haja ocorrência graves entre as torcidas, como comentou o o responsável pela segurança do jogo, Uwe Lange:

"Presumo que as medidas anunciadas pelo clube serão implementadas como estão, e apelo a todos os torcedores para que se comportem pacificamente para garantir uma experiência de clássico bem-sucedida"

Jogo de alto risco para a segurança local e de alta tensão dentro do campo, o primeiro clássico da temporada tem tudo para ser um outro grande confronto entre os dois times. Na temporada passada, mesmo que o Eintracht Braunschweig tenha lutado contra o rebaixamento a cada rodada, o time conseguiu vencer o jogo do primeiro turno (àquela altura, a sua segunda vitória no campeonato) e empatar o confronto do segundo turno. Com tal retrospecto e pensando em conseguir outra vitória, os Leões enfrentam um Hannover que já começa a ter tensões em sua atual trajetória e está mordido com os resultados da temporada passada.

Saiba mais sobre o veículo