Chelsea Fans Brasil
·02 de janeiro de 2026
Desafio de comandar a equipe principal, saída de Enzo Maresca, apoio dos proprietários e escolha do time titular: Todas as palavras de Calum McFarlane antes da partida contra o Manchester City pela PL

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·02 de janeiro de 2026

Com a saída de Enzo Maresca na última quinta-feira (01/01/2026), o treinador da equipe Sub-21, Calum McFarlane comandará a equipe principal dos Blues no domingo contra o Manchester City pela Premier League.
Os Blues somam tropeços consecutivos na Premier League, com um empate em 2-2 com o Bournemouth no início da semana, antes de ter sofrido uma derrota para o Aston Villa anteriormente dentro de Stamford Bridge.
Apesar dos resultados ruins recentes, o motivo da saída de Enzo Maresca se deu por desentendimentos com a diretoria do clube em diversos aspectos.
Nesta sexta-feira, Calum McFarlane esteve frente a frente com a imprensa em Cobham, revelando detalhes sobre a sua nomeação como interino até que o clube anuncie seu novo treinador.
“[Você] provavelmente é a 50ª pessoa que me disse isso, talvez. Mas sim, foram 24 horas loucas. Um turbilhão, como você pode imaginar. Mas também é muito agradável e muito empolgante. Só consigo sentir positividade sobre isso. É uma experiência incrível.”
McFarlane falou brevemente sobre seu relacionamento com Enzo Maresca no clube, revelando ter tido proximidade profissional durante seu tempo nos Blues.
“Sim, o relacionamento tradicional que você tem como treinador de Sub-21 com um treinador do time principal. Obviamente, muitos dos nossos jogadores vão treinar com o time principal. Eles foram muito bons e muito interessados em saber como alguns dos nossos meninos mais novos estão. Obviamente, ele fez muitas estreias. Além disso, uma relação profissional entre um treinador de Sub-21 e um treinador do time principal.”
McFarlane comandou o treinamento da equipe após a saída de Enzo Maresca, revelando ter recebido apoio dos principais jogadores do elenco, bem como da diretoria do clube.
“Sim, acho que há uma cultura muito boa no clube em termos de apoio do time principal, dos diretores. Todo mundo parece interessado. Quando tivemos grandes jogos de ligas de base na Liga dos Campeões Juvenil, os jogadores do time principal passaram a assistir e assistir. Obviamente, há uma presença de academia lá também. Me encontrei com algumas pessoas antes, mas fui oficialmente apresentado esta manhã.” “Aconteceu, sim. Mudaram [meu passe] para me deixar entrar. Para ser sincero, é exatamente igual onde você trabalha. Estamos todos nisso pelo mesmo motivo. Todos nós amamos futebol e estamos aqui para apoiá-los. O treinamento foi muito bom hoje. Havia uma energia realmente boa. Os caras foram incríveis. A equipe do clube tem sido brilhante. Você não pode pedir mais.”
Em meio as constantes trocas de treinadores no comando do Chelsea, McFarlane foi questionado se os jogadores estariam acostumados com as mudanças.
“Você realmente não sabe o que esperar, mas a energia, entusiasmo e treinamento foram excepcionais hoje. Eles parecem muito focados. Eles são realmente determinados e famintos. Eles sabem que temos um jogo enorme no domingo e vamos ter que dar o nosso melhor. Você sente isso. Eles são profissionais, fazem isso há muito tempo e já estiveram aqui antes.” “Reece [James] tem sido brilhante. Ele tem sido um verdadeiro líder no grupo e apoiou a equipe e os jogadores. Você não pode pedir mais. Parece um foco real para conseguir a melhor performance possível no domingo.”
Em sua primeira partida comandando uma equipe profissional, McFarlane enfrentará nada mais nada menos que Pep Guardiola.
Apesar do tamanho do desafio, o treinador interino mostrou calma e tranquilidade para o confronto de domingo pela Premier League.
“No fim das contas, é uma partida de futebol. Não é realmente sobre mim, meu primeiro jogo ou jogar contra o Pep. É sobre Chelsea contra City e vamos lá competir. Vimos este ano como esse time pode se sair em momentos importantes. Estamos realmente ansiosos por esse desafio.”
Marc Cucurella foi desfalque contra o Bournemouth no início da semana, porém retornou aos treinamentos de acordo com McFarlane.
“Sim, isso é positivo. Estamos indecisos sobre isso, então ainda não tenho todas as informações sobre isso. Tenho certeza de que vai sair nos próximos dias.”
O Chelsea ainda não anunciou seu novo treinador e muitas coisas ainda precisam ser definidas internamente.
McFarlane falou sobre o que precisa dizer aos jogadores antes da partida deste final de semana, bem como revelou suas conversas com os diretores do clube ao assumir o cargo de interino.
“Sempre é constrangedor quando um interino chega e isso é mais para eles do que para nós. Trata-se de eles produzirem o nível de desempenho que já tiveram antes contra times de ponta. Tivemos alguns resultados excelentes este ano e sabemos do que este time é capaz. Minha mensagem para eles é trazer a melhor versão de si mesmos, estar todos juntos e acreditar que podemos acertar os próximos dias e, com sorte, fazer uma boa apresentação no domingo.” “Sim, conversei com os diretores e os donos e, como disse, eles têm sido muito solidários. Eles nos deram tudo o que precisamos para ter sucesso e nada mais que podemos pedir. Eles estão totalmente a bordo e estamos todos juntos nisso.”
Na coletiva o treinador interno também confirmou os membros de sua comissão técnica para a partida deste domingo, revelando que grande parte dos assistentes de Maresca também deixaram o clube, revelando também como escolherá sua equipe para a partida contra o Manchester City.
“Da equipe Sub-21 temos eu, Andy Ross e James Simmodns, que são meus assistentes com os Sub-21. Também temos Adam Keep, que é analista do Sub-21. Bernardo [Cueva] ainda está aqui, o técnico de bola parada. Essa será a parte principal da nossa equipe técnica para domingo.” “É difícil escolher qualquer time a qualquer momento. Provavelmente é a parte mais difícil do trabalho, mesmo no nível Sub-21. Você vai decepcionar as pessoas, vai deixar as pessoas de fora, mas tem que fazer o que parecer melhor naquele momento. Obviamente vamos falar com a equipe médica. Obviamente, isso é voltar de lesões que temos que gerenciar como se faz em qualquer clube, em qualquer nível. É tudo bem rotineiro nisso, mas vamos escolher o melhor time que achamos que está pronto para jogar e competir.”
Com essa sendo a primeira experiência em nível profissional, McFarlane revelou que é compreensível ter certo receio na partida, mas admitiu estar pronto para o desafio.
“Quero dizer, é compreensível que seja bem assustador. Sou bem tranquilo com isso, para ser honesto. Tenho certeza de que, conforme eu me aproximo do jogo, vai ficar talvez mais nervoso, mais assustador, mas eu nunca trabalhei nesse nível antes, claro, mas acho que os caras, e como eu disse, os caras de hoje foram brilhantes e isso te dá confiança de que estamos todos juntos e é um esforço em equipe.” “Não parece diferente. Não me sinto famoso, além de algumas outras mensagens que normalmente recebemos, mas honestamente não parece diferente. Estou focado em ir todos os dias, preparar o time o melhor que pudermos para um resultado positivo, mas obviamente não parece diferente.” “A missão é preparar os caras para o Manchester City no domingo e, honestamente, é tudo o que sei no momento.”
Questionado se esta seria uma boa oportunidade para mostrar seu trabalho com a equipe sub-21 e do que é capaz, McFarlane desconversou dizendo:
“Não, sinceramente não vejo assim. O time precisa estar preparado e pronto para o jogo de domingo, e nosso trabalho como equipe é dar a eles a melhor oportunidade de se apresentarem naquela arena, naquele ambiente. Não é sobre nós como equipe. Eu sei que essa é a narrativa, mas não é. Trata-se de dar aos jogadores o apoio necessário para que eles executem a performance.” “Acho que sabemos que estamos enfrentando um time muito bom em ótima forma, um grande treinador. Mas temos um time muito bom, um grupo de jogadores muito bom e talentoso. Então eu não diria que não temos nada a perder. Vamos lá tentar dar uma boa performance e apresentar uma performance como já vimos dessa equipe antes. Então eu não diria que não temos nada a perder.”
Com a saída de Enzo Maresca, McFarlane foi questionado se os jogadores fizeram perguntas sobre os acontecimentos dos últimos dias.
“Sim, é uma boa pergunta, mas provavelmente não para mim, considerando o pouco tempo que trabalhei com eles. Toda a minha comunicação e relacionamento com os jogadores gira em torno de como será o treino hoje, como podem ser os próximos dias, como pode ser o domingo. Então, em termos de ser uma imagem, provavelmente não sou a pessoa para quem eles fariam essas perguntas.”
Enzo Maresca sempre revelou que assistia diversas partidas de seus adversários antes dos confrontos para preparar sua equipe. McFarlane também foi perguntado se faria o mesmo antes do confronto contra o City.
“Não, claro. Descobrimos na hora do almoço ontem. Então tivemos o dia inteiro de ontem para entender como eles têm jogado e como foram os jogos, e tivemos sorte de eles terem jogado ontem à noite também, então pudemos assistir a essa partida. Então agora acho que tivemos a chance de analisar e juntar algumas ideias.”
As críticas contra os proprietários do Chelsea tem aumentado nos últimos dias após a saída de Enzo Maresca, com protestos sendo organizados pelas torcidas em Londres.
Apesar de estar ciente das críticas, McFarlane não entrou em detalhes sobre os acontecimentos.
“Como eu disse antes, tivemos muito apoio muito bom nas últimas 24 horas e o plano está avançando. Então, meus seis meses no clube, só posso falar positivamente sobre os planos, o projeto, como ele está funcionando na academia e a quantidade de oportunidades que os jovens estão tendo, o que, como técnico do Sub-21, provavelmente é o mais importante para mim. Então, só posso falar positivamente, sendo totalmente honesto.”
Tem sido relatado que Enzo Maresca teve muitos problemas internos com a diretoria do clube. No entanto McFarlane não quis entrar em detalhes.
“Estamos em outro prédio, do outro lado. Então meu trabalho é apenas treinar os outros jogadores do Sub-21 da melhor forma possível e, com sorte, conseguir oportunidades para eles no time principal.”









































