Chelsea Fans Brasil
·17 de setembro de 2025
Desempenho da equipe, gol contra, penalidade cometida e erros cometidos: Todas as palavras de Enzo Maresca após a derrota por 3-1 pro FC Bayern na UEFA Champions League

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·17 de setembro de 2025
O retorno do Chelsea à UEFA Champions League não foi dos melhores, com a equipe saindo derrotada contra o FC Bayern Munich.
Trevoh Chalobah marcou contra no primeiro tempo para dar a vantagem para os alemães, com Harry Kane ampliando em cobrança de pênalti.
Ainda no primeiro tempo Cole Palmer descontou para os Blues, novamente Kane marcou e deu a vitória à equipe alemã.
Após a derrota sofrida para o FC Bayern nesta quarta-feira (17/19) pela primeira rodada da fase de Liga da UEFA Champions League na Allianz Arena, o treinador Enzo Maresca conversou com a imprensa, revelando seus pensamentos sobre a partida.
“Acho que nos primeiros 20 minutos começamos muito, muito bem, criando duas chances importantes sem sofrer nada. Então sofremos o gol e não podemos com esse tipo de gol. A dinâmica mudou um pouco, mas mesmo com isso continuamos jogando, marcamos um gol. Provavelmente o gol que marcamos também é uma decisão difícil do árbitro, porque você pode julgar de uma maneira diferente, mas não há problema.” “Não concordo com você porque você me disse que o segundo tempo foi muito melhor do que o primeiro tempo até o gol que sofremos, e novamente por 10 minutos após o gol que sofremos. Esse tipo de competição, acho que esse time precisava estar totalmente focado e jogar imediatamente por 95 minutos. Acho que jogamos bem, mas não durante todo o jogo.”
Durante a partida, houve uma polêmica envolvendo Jonathan Tah, que poderia ter recebido cartão vermelho. Enzo Maresca em coletiva afirmou categoricamente que o árbitro deveria ter apresentado o cartão ao jogador durante a partida.
“Para mim deveria ter sido um cartão vermelho, porque não há… Eu sempre disse que era um cartão vermelho quando não há intenção de ir para a bola apenas quando a intenção é chutar outro jogador. Por que não é um cartão vermelho? O árbitro disse que não foi duro ou agressivo o suficiente. Em qualquer caso, você tenta. Então, para lhe dar um cartão vermelho, eles precisam ver seu sangue ou precisam ver alguma coisa. Se a intenção é ir para lá, é um cartão vermelho. Então, para mim, não há dúvida.”
Questionado se o cartão vermelho para Jonathan Tah poderia ter mudado o resultado final da partida, Enzo Maresca falou sobre o desempenho de sua equipe e de como é difícil enfrentar o Bayern no Allianz Arena.
“Pessoalmente, estou feliz com o desempenho, porque sabíamos o quão difícil era vir aqui contra esse time. Sabíamos que era um jogo muito difícil, um jogo difícil, mas no geral acho que competimos muito bem. Nos primeiros 20 minutos, novamente, não sofremos nada, criamos duas chances, depois sofremos o gol e mudamos o jogo, mas mesmo com esse gol e o jogo até o final, com certeza é muito difícil vir aqui e controlar o jogo por 95-100 minutos. Isso não é uma realidade.”
O Chelsea ficou ausente da UEFA Champions League nos últimos anos, com o elenco sofrendo grandes alterações. Com muitos jogadores disputando a competição pela primeira vez, Enzo Maresca revelou que todos são cientes da importância e grandeza da Champions League.
“Para ser sincero, acho que os jogadores já estavam cientes dessa competição, das dificuldades. Você não pode cometer erros da maneira que fizemos, mas é um jogo que, acabei de dizer aos jogadores, é um jogo que podemos aprender muito e construir algo especial com essa derrota.”
O Benfica será o próximo adversário do Chelsea e será provavelmente comandado por José Mourinho..
Enzo Maresca exaltou a lenda que Mourinho é para o Chelsea e revelou estar ansioso para enfrentar o treinador.
“Absolutamente. Absolutamente sim. Ele é uma lenda para o clube, ele é uma lenda em geral pelos troféus e conquistas.”
Cole Palmer sentiu um desconforto durante seus minutos finais em campo. Apesar da preocupação, Enzo Maresca revelou ter conversado com o jogador após a partida.
“Cole [Palmer], acho que ele está bem. Perguntei a ele depois do jogo, ele disse que está bem. Então, em termos de experiência entre eles e nós, acho que houve uma grande diferença. Por causa dos jogos que jogaram, ou por causa da idade, não importa. Mas mesmo sem, temos certeza de que competimos da maneira certa. Para chegar a esta fase, já estive nesta fase jogando jogos da Liga dos Campeões como assistente técnico com o Sevilla, com o City, é muito difícil vir aqui e competir.” “Contra esta equipe e tentar dominar e controlar o jogo por 95 minutos, 100 minutos. Isso não é realidade. É difícil se adaptar. Então, na forma como competimos por parte do jogo, fomos muito bons. Provavelmente o erro que cometemos, é algo que podemos aprender com isso. E como eu disse, tenho a sensação de que podemos construir algo especial a partir dessa derrota.”
O Bayern ampliou o placar no primeiro tempo em uma cobrança de pênalti convertida por Harry Kane após entrada de Moisés Caicedo.
Enzo Maresca admitiu não ter visto novamente o lance, não tendo uma opinião formada sobre o assunto.
“Eu não revisei, para ser honesto. Então, eu não sei. Se você assistir na televisão, pode me dizer se acha que foi pênalti ou não.”
Com o novo formato da UEFA Champions League, o Chelsea tem mais sete partidas na fase de Liga para buscar sua classificação para a próxima fase.
Enzo Maresca no entanto admitiu não haver nenhuma pressão por causa do resultado contra o Bayern.
“Eu não sei. Ainda temos sete jogos. Não sei quantos jogos precisamos vencer. Não sei quantos jogos podemos perder. Não faço ideia. Temos mais sete jogos, então há muitos pontos.”