Desenvolvimento individual impulsiona Crias da Base | OneFootball

Desenvolvimento individual impulsiona Crias da Base | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro

·16 de junho de 2026

Desenvolvimento individual impulsiona Crias da Base

Imagem do artigo:Desenvolvimento individual impulsiona Crias da Base

A formação de atletas sempre foi uma das marcas da história do Galo. Em 2026, o Clube reforçou esse compromisso com a chegada de Rodrigo Leitão, treinador de desenvolvimento individual, profissional responsável por acompanhar de perto a evolução dos jovens jogadores que dão os primeiros passos no futebol profissional.

Em entrevista ao ge, Rodrigo explicou como funciona o planejamento adotado pelo Atlético para auxiliar a transição dos Crias da Base ao elenco principal, um processo que envolve acompanhamento técnico, tático, físico e comportamental.


Vídeos OneFootball


Atualmente, oito jogadores formados na base integram o elenco profissional alvinegro: os goleiros Robert e Pedro Cobra, o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Pascini, os meio-campistas Índio, Cissé e Iseppe, além do atacante Cauã Soares.

Segundo Rodrigo Leitão, o objetivo do Clube é preparar atletas capazes de atuar em alto nível e construir trajetórias sólidas no futebol profissional.

“O Galo quer jogadores formados no clube no futebol profissional, jogando partidas de alto nível, Libertadores, disputando finais de campeonato e título brasileiro. A gente pensa sobre isso diariamente e o clube faz isso no longo prazo”, afirmou.

Processo construído no longo prazo

A adaptação ao futebol profissional exige tempo e planejamento. Por isso, o Atlético adota uma metodologia que respeita cada etapa do desenvolvimento dos jovens atletas.

Mesmo quando estão integrados ao elenco principal, os jogadores podem alternar participações entre treinamentos, partidas do profissional e compromissos da categoria Sub-20. A estratégia busca proporcionar experiências competitivas importantes para a evolução dos atletas.

Recentemente, por exemplo, o zagueiro Vitão esteve à disposição da equipe Sub-20 no Campeonato Brasileiro da categoria, dentro de um planejamento previamente estabelecido.

“Tudo isso é planejado. Por mais que a gente encontre eles no Sub-20, eles seguem uma rotina e uma programação do futebol profissional”, explicou Rodrigo.

O profissional também ressaltou que o processo é conduzido em alinhamento com a comissão técnica e a diretoria de futebol, sempre pensando no desenvolvimento esportivo e humano dos jogadores.

Desenvolvimento individualizado

Outro aspecto destacado por Rodrigo Leitão é a necessidade de compreender as particularidades de cada atleta durante a transição para o futebol profissional.

A mudança de ambiente, o aumento do nível de exigência e a convivência diária com jogadores experientes representam desafios que exigem acompanhamento individualizado.

“Para o jogador que sobe, ele pensa: ‘eu tenho que ser a minha melhor versão’. Isso é muito individual. Cada um reage de um jeito e me dá uma possibilidade de intervenção também muito customizada”, destacou.

Com uma metodologia integrada e foco no longo prazo, o Atlético segue investindo na formação de talentos e na preparação dos Crias da Base para os desafios do futebol profissional, fortalecendo uma das principais tradições do Clube.

Saiba mais sobre o veículo