Leonino
·12 de julho de 2025
Despromoção do Crystal Palace faz o Sporting respirar de alívio

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·12 de julho de 2025
O Crystal Palace foi despromovido da Liga Europa para a Liga Conferência, no que toca ao futebol europeu na próxima temporada 2025/26. O emblema de Londres perde, assim, a oportunidade de disputar a segundo maior prova de clubes da Europa, devido às regras da UEFA.
A decisão foi tomada ontem, na primeira Cimeira do Controlo Financeiro da UEFA. Por base, está a manutenção do Lyon na Ligue 1, depois de uma decisão de despromover a equipa francesa na secretaria ter sido revertida no recurso. Esta decisão acabou por ter impacto no clube inglês.
John Textor, chefe do Lyon, que também é dono do Botafogo, no Brasil, tem ações no Crystal Palace. Ora, as regras da UEFA explicam claramente que dois clubes com o mesmo dono não podem disputar a mesma competição. Assim sendo, a manutenção dos franceses significou que também mantiveram o seu lugar europeu, deixando os britânicos sem o seu.
A notícia é positiva para o Sporting. O Crystal Palace assumia-se como a equipa mais interessada no concurso de Ousmane Diomande, já tendo até feito algumas abordagens junto dos reesposáveis leoninos. Esta despromoção deve significar menos dinheiro disponível nos eagles, o que pode comprometer qualquer ambição de levar o costa-marfinense para a Premier League.
Em 2024/25, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em 46 encontros, ao serviço do Sporting: 31 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.703 minutos em que esteve em campo, o internacional costa-marfinense marcou dois golos.