Destaque na La Liga, joia camaronesa vira trunfo dos Leões Indomáveis em busca de vaga na Copa | OneFootball

Destaque na La Liga, joia camaronesa vira trunfo dos Leões Indomáveis em busca de vaga na Copa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·12 de novembro de 2025

Destaque na La Liga, joia camaronesa vira trunfo dos Leões Indomáveis em busca de vaga na Copa

Imagem do artigo:Destaque na La Liga, joia camaronesa vira trunfo dos Leões Indomáveis em busca de vaga na Copa

A temporada 2025/26 apresentou ao mundo uma nova joia africana. Destaque surpreendente em La Liga, Etta Eyong é o segundo jogador com mais participações em gols. O atacante camaronês é o ponto fora da curva na campanha melancólica do Levante e se tornou a grande esperança dos Leões Indomáveis na busca por uma vaga na Copa do Mundo.

Etta Eyong chegou nesta temporada ao Levante, cedido pelo Villarreal, e precisou de pouco tempo para se adaptar. O atacante já havia feito um gol e deixado duas assistências em três jogos pelo Submarino Amarelo nesta edição de La Liga e expandiu o seu aproveitamento na nova casa.


Vídeos OneFootball


Desde que chegou ao Levante, o camaronês tem cinco gols e uma assistência em nove partidas. Os números combinados colocam Etta Eyong como o segundo jogador mais participativo em gols, atrás apenas Kylian Mbappé e empatado com Vinícius Júnior, Marcus Rashford e Julián Álvarez.

Apesar do desempenho individual, o centroavante não consegue evitar uma campanha desastrosa do Levante. Enquanto Etta briga com os rivais do topo da tabela pela artilharia, o clube convive com a parte baixa da classificação. Penúltimo colocado com nove pontos, o Levante tem somente duas vitórias na competição, ambas construídas com gols do seu artilheiro.

Aos 22 anos, o camaronês teve pela primeira vez sequência no time profissional e repetiu a contribuição ofensiva que rendeu holofotes nas categorias de base dos clubes em que passou.

Início semelhante a craque camaronês

Etta Eyong repete os passos de Samuel Eto’o. O novo prodígio camaronês nasceu na cidade de Douala, a mesma região em que o craque, que disputou quatro Copas do Mundo pelos Leões Indomáveis, também foi criado.

Com 17 anos, Etta ainda atuava no futebol local e defendia o time juvenil Galactique FC. Foi somente com 19 anos que o camaronês acabou descoberto pelo Cádiz e, assim como Eto'o, recebeu uma oportunidade no futebol espanhol.

No segundo ano na Andaluzia, o atacante marcou 12 gols em 25 jogos pelo time B na terceira divisão e ganhou uma promoção na carreira para o Villarreal. Etta repetiu o faro artilheiro pelo time secundário do Submarino Amarelo e balançou as redes 19 vezes em 30 jogos.

O segundo ano goleador da joia africana rendeu uma oportunidade de sequência no Villarreal na atual temporada, mas durou pouco tempo. Após o bom início, o clube aceitou a proposta de 3,8 milhões de euros e vendeu o jogador ao Levante.

A negociação saiu cara para o Villarreal. Apesar da venda pelo dobro do valor em que foi adquirido, Etta Eyong recebeu uma imediata valorização após as atuações nesta temporada e entrou no radar dos gigantes.

Clubes como Barcelona, Manchester City e Arsenal já tiveram o seu nome ligado ao camaronês, que tem contrato até 2028 com o Levante, e com multa rescisória de 30 milhões de euros para fora do país e 40 milhões no mercado doméstico.

Missão Copa do Mundo

Etta Eyong recebeu a sua primeira convocação para a seleção principal na última Data-Fifa e assumiu a responsabilidade nas rodadas decisivas das Eliminatórias Africanas. O prodígio desbancou o experiente Vincent Aboubakar e foi titular nas partidas contra Ilhas Maurício e Angola

Com um empate e uma vitória nos confrontos finais da fase de grupos, Camarões impediu um fracasso ainda maior nas Eliminatórias, após perder a vaga direta para Cabo Verde, e manteve viva as esperanças de ir ao Mundial através da repescagem.

Nesta quinta, os Leões Indomáveis enfrentam a República Democrática do Congo pela semifinal do playoff africano. No outro confronto, Nigéria e Gabão disputam a sobrevivência. As quatro seleções lutam pela última vaga do continente na repescagem internacional.

Saiba mais sobre o veículo