MundoBola
·03 de dezembro de 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Ceará para encarar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·03 de dezembro de 2025

Flamengo e Ceará se enfrentam nesta quarta-feira (3), às 21h30, no Maracanã, em jogo válido pela 37ª rodada do Brasileirão. O Mengão joga diante da Nação após o tetra da Libertadores e tem a chance de confirmar o nono título brasileiro de sua história. Do outro lado, um rival que tenta atrapalhar a festa para escapar definitivamente do Z4.
O Mengão é o líder isolado do Brasileirão com 75 pontos, cinco a mais que o Palmeiras, e vai garante o troféu com uma vitória. O Fla também confirmará o título caso o Palmeiras não vença o Atlético-MG, independente do resultado no Maracanã. Isso porque o alviverde não poderia reverter a diferença na última rodada.
Já o Ceará é o 14º colocado, com 43 pontos, e tem dois pontos da vantagem para o Internacional, primeiro time da zona do rebaixamento. A depender dos resultados da rodada, a equipe pode chegar à última rodada com chances reais de queda. E a série de três jogos sem vencer escancara o momento conturbado antes de visitar o Fla.
As oscilações atrapalharam toda a campanha do Ceará no Brasileirão. O time comandado por Léo Condé não conseguiu emplacar duas vitórias consecutivas no torneio e a maior série invicta foi entre a sexta e nona rodada, com dois empates e duas vitórias intercalados.
A sequência negativa atual começou com derrota em casa para o Internacional por 2 a 1, concorrente direto na briga pelo rebaixamento. Seguida de revés para o Mirassol e empate no clássico com o Cruzeiro. Logo após o 1 a 1 com os mineiros, o treinador reconheceu a fase "preocupante".
"É uma campanha que, neste momento, preocupa realmente, porque as equipes se aproximaram, mas é uma campanha em que o Ceará ainda depende só dele. Eu acho que isso é o mais importante. A gente acredita que vai conseguir cumprir o objetivo que foi traçado desde o início", disse Léo Condé.
O treinador chegou a projetar a partida contra o Flamengo. Ele admite que o ambiente desfavorável, mas entende que o momento pede "coragem e personalidade" para encarar o Rubro-Negro no Maracanã. Será o primeiro jogo depois da conquista da Libertadores.
"Uma atmosfera totalmente adversa e favorável ao Flamengo, (...) a melhor equipe do continente. Um jogo dificílimo. A gente sabe da nossa capacidade, sabemos que vai ser um adversário difícil, podem confirmar o título, mas cabe a nós ter coragem, personalidade e uma boa preparação para fazer um jogo consistente."
O Rubro-Negro deve encontrar um cenário que enfrentou muitas vezes ao longo da temporada: um rival focado em marcação, compacto e que apostará em contra-ataques. Foi justamente esse o cenário que o Fla encontrou quando empatou com o Ceará no Castelão.
Na ocasião, o time de Filipe Luís teve 69% de posse de bola e o dobro de finalizações do rival (14 a 7). Arrascaeta abriu o placar em um bom primeiro tempo do Mais Querido. A segunda, contudo, foi dominada pelo alvinegro, que chegou ao empate com gol de Pedro Raul após falha defensiva rubro-negra na marcação do escanteio.
A tendência é que Léo Condé arme uma estratégia similar para dificultar o setor de criação do Flamengo. Algo que o Rubro-Negro já mostrou capacidade de superar muitas vezes durante 2025. Em um ambiente de comemoração e apoio pelo título da Libertadores, a expectativa é de controle do Mengão no Maracanã.
Pedro Raul e Galeano são os motores ofensivos do Ceará em 2025, com artilharia e vice-artilharia da equipe na temporada. O primeiro soma 16 gols, enquanto o ponta-direita está logo atrás com 12. Juntos, eles marcaram 41% dos 67 gols do time em 2025.
Quem lidera o time em assistência em um ex-Flamengo: o meia argentino Lucas Mugni, com 10 passes para gol. Outro jogador com passagem pelo Mengão é Marllon, zagueiro revelado na Gávea.
Léo Condé tem três desfalques para o confronto com o Flamengo. São eles: Willian Machado e Matheus Bahia, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e Pedro Henrique, fora por uma lesão na posterior da coxa esquerda.
Ao vivo









































