MundoBola Flamengo
·06 de maio de 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Central Córdoba para enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·06 de maio de 2025
O Flamengo enfrenta o Central Córdoba nesta quarta-feira (7), às 21h30, no Estádio Único, pela quarta rodada da Libertadores. O Rubro-Negro precisa vencer para se restabelecer no grupo, cenário causado pelo revés para os argentinos em casa, e encara uma equipe que deseja confirmar o status de grande surpresa do torneio.
O Grupo C começa a quarta rodada com a seguinte composição: 1º- Central Córdoba (7 pontos); 2º- LDU (5 pontos); 3º- Flamengo (4 pontos); 4º- Deportivo Táchira (0 ponto).
Vencer pode recolocar o Flamengo na liderança, a depender da diferença de gols e do resultado de Deportivo Táchira x LDU. Uma derrota, por outro lado, faria o time não depender apenas de si para passar de fase. Já o empate cria a possibilidade de três times com a mesma pontuação na última rodada e decisão pelos critérios de desempate.
Estreante em competições internacionais, o Central Córdoba chega para o confronto desta quarta como a "revelação" da Libertadores. Justamente por superar o Flamengo no Maracanã e ocupar a liderança do grupo. O que fica mais surpreendente pelo contraste com a campanha ruim no Campeonato Argentino.
O time comandado pelo técnico Omar de Felippe com um aproveitamento negativo: 41%. São sete vitórias, quatro empates e nove derrotas nas 20 partidas disputadas nesta temporada. Os 25 gols sofridos e 25 gols feitos resultam em uma média de 1,25 por jogo em ambos os quesitos.
A equipe já oscilava no Apertura 2025 desde as primeiras rodadas, antes do início da Libertadores, e continuou sem conseguir bons resultados após estrear no torneio continental. Fora do mata-mata, o Central Córdoba terminou a primeira fase na 11ª colocação, com cinco vitórias, três empates e oito derrotas.
Além disso, foi eliminado da Copa da Argentina, competição que é o atual campeão, ao perder para o Quilmes logo na primeira rodada.
Mas esse cenário nacional não impediu o Central Córdoba de terminar as primeiras três rodadas da Libertadores invicto e isolado na primeira colocação. A equipe empatou com a LDU e venceu o Flamengo e o Táchira. Foram quatro gols marcados e dois sofridos até o momento.
Como disputou dois jogos em casa, os argentinos terão duas partidas como visitantes no returno. O jogo com o Flamengo é visto como fundamental, já que dá a chance de superar o maior time da América novamente e ainda encaminhar a classificação.
Não à toa Omar de Felippe poupou os titulares na derrota para o Banfield por 3 a 1, na sexta-feira (2), pela última rodada do Apertura.
O Flamengo deve enfrentar um Central Córdoba que vai buscar um jogo físico para dificultar as ações rubro-negras, com linhas mais baixas e contra-ataques ao recuperar a bola. Além de bastante foco nas jogadas aéreas ofensivas. Uma postura muito similar a do jogo no Maracanã.
O artilheiro do Central Córdoba na temporada é o meia-atacante Leonardo Heredia, com seis tentos. Ele foi responsável por marcar o gol que abriu o placar no Maracanã em cobrança de pênalti.
Peça-chave no esquema de Omar Felippe, Heredia é o jogador do sistema ofensivo com a maior minutagem da temporada: 1.350 minutos em 18 partidas, média de 75' por jogo.
Mas vale destaque também para os pontas Luis Angulo e Matías Perelló, principais responsáveis pelos contra-ataques do Central. Ambos dividem a liderança de assistência no ano, com quatro cada.
Segundo a imprensa argentina, Omar de Felippe deve repetir a formação que enfrentou o Flamengo: Alan Aguerre; Santiago Moyano, Lautaro Rivero, Lucas Abascia e Braian Cufré; Jonathan Galván, José Florentín e Iván Gómez; Matías Perelló, Luis Angulo e Leonardo Heredia.