Futebol Latino
·06 de julho de 2024
In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·06 de julho de 2024
O zagueiro uruguaio Sebastián Coates está, oficialmente, de volta ao clube que tem notória identificação. Através dos canais oficiais, o Nacional fez o anúncio da chegada do atletas de 33 anos.
Desde a infância, o processo de formação de Coates se deu no Bolso. Ao chegar no clube de Montevidéu com 11 anos de idade, ele passou por todas as categorias de base antes de fazer sua estreia como profissional, em 2009. Já naquela época, os olhos do futebol europeu estavam voltados para o defensor. Tanto é que, dois anos depois, ele iniciou sua rodagem pelo Velho Continente onde defendeu o Liverpool por duas temporadas.
Coates chegou a fazer uma segunda passagem no Nacional em 2014, mas por um breve período de sete jogos antes de ser repassado, por empréstimo dos Reds, ao Sunderland. E foi nesse período que ele chamou a atenção do Sporting, clube que se tornaria a sua “segunda casa”.
Contratado em 2015, Sebastián Coates virou uma verdadeira referência de idolatria para os torcedores do clube português onde viveu períodos dos mais diversos entre frustrações e quebras de tabu. Desse modo, o portador de 369 jogos com 37 gols, dez assistências e oito títulos na representação de Lisboa se mostrou emotivo em sua despedida:
“Sempre tive certeza de que era o passo certo em minha carreira vir para este grande clube. Eles sempre me trataram da melhor maneira (…) Hoje, talvez, para muitos e para mim, seja um dia muito difícil. Tomei a decisão com minha família de voltar ao meu país, ao Nacional. Quero agradecer ao técnico e ao presidente, que me entenderam e me respeitaram. Não foi uma decisão fácil, mas é a melhor e estou tranquilo.”
As atuações na Europa, naturalmente, abriram espaço para que ele também construísse uma história importante com a seleção do Uruguai. Desse modo, com participação em três edições de Copa do Mundo (2014, 2018 e 2022), Coates tem 51 partidas com a camisa da Celeste onde marcou dois gols e levantou a taça da Copa América, em 2011.
Ao vivo