Trivela
·13 de setembro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·13 de setembro de 2022
O nome de Loris Karius virou sinônimo de sua péssima jornada na decisão da Champions League de 2018, pelo Liverpool. Desde então, o goleiro não se firmou em mais lugar nenhum. Pecava pela falta de confiança no Besiktas, permaneceu como reserva do Union Berlim, teve um retorno a Anfield em que só treinou. Desde o final de seu contrato com os Reds em 30 de junho, o alemão permaneceu livre no mercado. Ficará na Inglaterra, como uma alternativa ao Newcastle, diante das poucas opções no setor. Karius assina um vínculo de curta duração com os Magpies, vigente apenas até o final de dezembro.
Karius dava suas demonstrações de talento quando surgiu no Mainz 05. Com passagem pela base do Stuttgart e do Manchester City, o alemão se colocava entre os goleiros mais promissores da Bundesliga e fez boas temporadas na primeira divisão. A ligação de Jürgen Klopp com seu clube, obviamente, facilitou o caminho de Karius rumo ao Liverpool em 2016. Apesar da concorrência aberta com Simon Mignolet, o jovem nunca se colocou à altura do posto. Isso até que a decisão da Champions de 2018 o marcasse negativamente, com a sequência de falhas que custou o título aos Reds.
Apesar dos exames que apontaram para uma concussão de Karius naquela final, o goleiro não recobrou sua confiança na pré-temporada do Liverpool e a chegada de Alisson custou o seu espaço de vez. O Besiktas parecia uma alternativa interessante, numa liga de menor intensidade. Entretanto, os lapsos de concentração continuavam acontecendo e o alemão teve momentos ruins, mesmo permanecendo na Turquia por duas temporadas. Já sua empreitada mais recente havia acontecido no Union Berlim em 2020/21. Reserva, disputou apenas cinco partidas e não teve o seu empréstimo renovado.
Karius ainda tinha contrato com o Liverpool na última temporada, mas não conseguiu nenhum destino para ser emprestado. Fora dos planos de Klopp, continuou ganhando o seu salário, mas sequer foi relacionado pelo clube ao longo de 2021/22. Assim, ficou livre para assinar com qualquer outra equipe em 2022/23. Não conseguiu um novo contrato durante a janela de transferências, aos 29 anos. Isso até que o Newcastle batesse à sua porta e oferecesse uma boa oportunidade, mesmo que curta.
O Newcastle vendeu Martin Dubravka ao Manchester United e Karl Darlow lesionou o tornozelo durante um treinamento. Assim, o único reserva à disposição de Nick Pope é Mark Gillespie. Para evitar o risco de qualquer novo problema com outra contusão, o clube se garante com a presença de Karius. O contrato curto, de qualquer maneira, indica o interesse de preservar o posto de Darlow dentro da rotação quando este se recuperar.
Para quem estava sem clube, Karius sai ganhando. Entra num elenco de Premier League e com ambição de feitos maiores. Poderá mostrar serviço para continuar em St. James’ Park ou pelo menos para ser lembrado por outra equipe no mercado de janeiro. A final da Champions hoje é sonho muito distante para o alemão. Mas, se ele deseja mesmo seguir sua carreira, precisa agarrar as oportunidades que surgirem. É o que faz nesse momento.