Central do Timão
·14 de setembro de 2026
Diniz vê Corinthians mais comprometido, defende Matheus Pereira e projeta decisão pela Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·14 de setembro de 2026

A derrota por 2 x 1 para o Flamengo, no último domingo (13), no Maracanã, ampliou para cinco jogos a sequência negativa do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado, Fernando Diniz enxergou uma mudança na postura da equipe e afirmou que o elenco assimilou as lições deixadas pelos tropeços recentes.
Durante a entrevista coletiva após a partida, o treinador também saiu em defesa de Matheus Pereira, voltou a elogiar o jovem Iago Machado, comentou o momento de Kaio César e falou sobre jogadores do elenco que podem entrar no radar da Seleção Brasileira. Além disso, atualizou a recuperação de Yuri Alberto e reforçou que as atenções estão totalmente direcionadas para o Estudiantes.

Foto: Rodrigo Gazzanel / Corinthians
Questionado sobre como garantir que a intensidade apresentada no Maracanã será mantida nos próximos compromissos, especialmente diante da sequência de cinco derrotas pelo Brasileirão, Diniz reconheceu que não existem certezas no futebol, mas destacou o comprometimento do grupo.
“A gente não tem garantias nessa vida, não é mesmo? Mas eu posso garantir melhor. E eu posso garantir que, nesse momento, os jogadores estão empenhados em fazer o melhor, e eu acredito muito que eles aprenderam, que nós aprendemos juntos, as lições que essas quatro derrotas nos deram ao longo desse tempo aí.”
Diniz defende Matheus Pereira e explica preservação de jogadores
Matheus Pereira também foi assunto na coletiva. O meio-campista iniciou a partida contra o Flamengo e permaneceu em campo durante os 90 minutos. Diniz avaliou positivamente a atuação e destacou a participação do jogador na organização da equipe e também no trabalho sem a bola.
Na mesma resposta, o técnico explicou por que alguns nomes foram preservados pensando no confronto decisivo pela Libertadores. Segundo ele, André Carrillo apresentou sinais de desgaste que poderiam evoluir para uma lesão, enquanto Memphis Depay estava com a musculatura bastante sobrecarregada. Gustavo Henrique também permaneceu em São Paulo para realizar trabalhos de recuperação.
Diniz ainda voltou a falar sobre Iago Machado. Aos 17 anos, o zagueiro fez sua estreia como profissional justamente diante do Flamengo, em um Maracanã lotado, e recebeu novos elogios do comandante.
“Eu acho que o Matheus fez um bom jogo. Ele é um jogador que tem entrado, treina bem, um jogador muito talentoso, um jogador que tem muita técnica. E eu, particularmente, do jogo do Matheus, gostei bastante. Acho que ele foi participativo, tanto com a bola, no primeiro tempo, que a gente estava com mais dificuldade, ele se apresentou muito para poder organizar o time, foi muito dedicado na marcação, um jogador muito inteligente, e eu acho que é um jogador que tem muita coisa para dar para o Corinthians. Os jogadores, para o jogo de quarta, ninguém se preocupa. Em princípio, todo mundo acredita que vai estar recuperado, mas todos eles se preocupavam bastante para o jogo de hoje. O Carrillo saiu porque estava no limite para machucar. Não tinha machucado no jogo, mas ele estava sentindo a perna, dando sinais de que poderia estourar.
O Memphis, dentro de uma sequência que ele não tinha, estava todo destruído, os músculos muito tensos, e ele precisava descansar. Esse era o primeiro que eu sabia que ia poupar nesse jogo, senão ele não ia conseguir recuperar para quarta-feira. Gustavo Henrique também saiu do jogo muito carregado, e a gente resolveu deixá-los lá para eles se recuperarem plenamente. Em relação ao Iago, especificamente, eu não tive uma conversa com o Iago, eu tive algumas conversas com ele. Esse jogador é um jogador que tem tudo para ter um futuro muito brilhante. É um jogador diferente. É um jovem, mas tem jogador que tem um certo encaixe com o que o mundo do futebol precisa, e o que eu vejo é que o Iago pode ser um desses jogadores muito diferentes, que pode construir uma carreira muito linda. É muito raro você ver um jogador de 17 anos, zagueiro, conseguir treinar e hoje jogar com as posturas que ele jogou diante de um time muito forte e da pressão que era o jogo de hoje.”
Convocações e novos nomes no radar da Seleção
Outro tema abordado foi a presença de jogadores do Corinthians na Seleção Brasileira. Hugo Souza, Matheuzinho e Breno Bidon foram convocados para os próximos compromissos do Brasil, enquanto André havia aparecido anteriormente na pré-lista.
Diniz comemorou o espaço conquistado pelos atletas e citou outro jogador que, em sua avaliação, pode se aproximar de uma convocação: Matheus Bidu. O treinador elogiou a evolução defensiva do lateral-esquerdo e chegou a compará-lo com Marcelo, ex-Real Madrid e Seleção Brasileira, pelas características técnicas e pela interpretação do jogo.
Antes disso, porém, o técnico deixou claro que ainda não direciona suas atenções para a próxima Data Fifa. O foco está nos compromissos que antecedem a pausa.
“A Data Fifa, a gente vai procurar aproveitar da melhor maneira possível. Nem estou pensando em Data Fifa. A gente tem um jogo dos mais importantes da história do clube na quarta-feira e, depois, a gente tem o Fluminense no domingo. Depois, a gente vai pensar na Data Fifa. Em relação aos jogadores, é um motivo de muita alegria. O Corinthians, de maneira rotineira, sempre teve jogadores convocados e passou um período aí sem ter muitos jogadores convocados. Foi muito bom ter os três convocados. Acho que o André, se estivesse jogando, também estaria nessa lista, estava na pré-lista. Acho que o Bidu é um jogador também que, cada vez mais, aponta para um cenário de convocação. Eu falo desde que cheguei no Corinthians: não vejo um lateral-esquerdo que se destaque tanto quanto o Bidu consegue se destacar. Melhorou muito defensivamente, é um jogador extremamente técnico, um jogador que lembra o Marcelo um pouco, do jeito de jogar, da qualidade técnica, da maneira como ele consegue interpretar o jogo. E tem outros jogadores do Corinthians também que podem, no futuro, aparecer numa lista.”
Kaio César recebe novos elogios
Autor do gol do Corinthians no empate por 1 x 1 com o Estudiantes, na Argentina, na última quarta-feira (9), Kaio César também foi mencionado na coletiva. Diniz relembrou que já tinha interesse em trabalhar com o atacante antes de chegar ao Parque São Jorge.
Para o treinador, o jogador de 22 anos está se adaptando cada vez mais às exigências de defender o clube e ainda tem margem para crescer.
“É outro jogador que está nessa. O Kaio César também é um jogador que vai se colocando num cenário brasileiro, que era um jogador desconhecido praticamente. Ele jogou muito pouco tempo no Coritiba, foi para Portugal e depois foi para a Arábia. Um jovem de 22 anos e que está cada vez mais habituado a vestir a camisa do Corinthians e a corresponder. O Kaio César também, eu acredito que é um jogador que tem um grande futuro pela frente. Eu tentei levar ele para o Vasco, inclusive. A gente estava na briga, cheguei um pouquinho atrasado para aquela época. Ainda bem que eu pude reencontrá-lo aqui. Esse jogador também acho que vai continuar dando alegrias para a torcida corinthiana e vai dar cada vez mais.”
Yuri Alberto ainda não tem prazo para retornar
Diniz também atualizou a situação de Yuri Alberto. O atacante segue em recuperação e, de acordo com o treinador, teve uma intercorrência durante o processo devido a uma fibrose. Por isso, o clube mantém cautela e ainda não trabalha publicamente com uma data exata para o retorno.
Na mesma resposta, o treinador voltou a projetar o confronto com o Estudiantes. Após o empate por 1 x 1 em La Plata, Corinthians e argentinos decidem uma vaga na semifinal da Libertadores nesta quarta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.
“Em relação ao Yuri, a gente está indo com toda cautela. Teve um pequeno problema aí na recuperação, já falei sobre isso em outras coletivas, da fibrose, e quanto antes ele voltar, melhor. Mas eu não tenho um prazo determinado hoje de quando o Yuri volta. Foram três perguntas, né? A outra… Então, eu acho que o Estudiantes, eu já falei um pouco sobre isso, é um time muito qualificado, que sabe jogar fora de casa, e a gente vai se preparar, já está se preparando da melhor forma, para a gente entregar tudo que a gente tem na quarta-feira, para fazer um grande jogo. A história agora é do Corinthians. Do Fluminense, depois. Do Fluminense, depois de quarta. Agora é só Estudiantes que passa na nossa cabeça.”
Com a derrota no Maracanã, o Corinthians permaneceu com 32 pontos e chegou ao quinto revés consecutivo no Campeonato Brasileiro. O cenário nacional, entretanto, ficará momentaneamente em segundo plano. Como a primeira partida das quartas de final da Libertadores terminou empatada, quem vencer na Neo Química Arena avança diretamente à semifinal. Em caso de nova igualdade, a classificação será definida nos pênaltis.
Depois da decisão continental, o Timão volta a atuar pelo Brasileirão no domingo (20), quando recebe o Fluminense. Até lá, como reforçou Fernando Diniz, o Estudiantes ocupa sozinho o centro das atenções no Parque São Jorge.
Ao vivo







































