Portal dos Dragões
·20 de janeiro de 2026
Diogo Costa alcança 100.º jogo sem sofrer golos pelo FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·20 de janeiro de 2026

A defesa monumental que Diogo Costa fez com a perna esquerda aos 68″ no encontro com o V. Guimarães – ao travar um cabeceamento fatal de Lebedenko – não só preservou, nessa altura, o nulo no marcador (que Alan Varela acabaria por desfazer perto do final), como permitiu ao capitão portista alcançar um marco notável na sua carreira: foi a 100.ª partida em que não sofreu golos pela equipa principal do FC Porto (134 no total na sua carreira). Nas páginas do clube, apenas mais três guarda-redes atingiram tal feito: Zé Beto, Vítor Baía e Helton.
Só no presente campeonato já contabiliza 14 “clean sheets” em 18 jornadas, um número impressionante, sobretudo quando comparado com a época passada, em que o FC Porto só registou 16 jogos sem sofrer golos ao longo de toda a prova – ou seja, ao iniciar a segunda volta está praticamente a igualar esse total. Em todas as competições são 17 os encontros sem conceder golos, colocando-o à frente de David Raya (Arsenal) e Trubin (Benfica), que contabilizam 16. Nenhum outro guarda-redes nas principais ligas apresenta um registo semelhante. “O Diogo Costa esteve impecável. Faz parte do jogo e ter um dos melhores guarda-redes do mundo é motivo de orgulho para nós. Preferimos que jogue apenas com os pés, mas por vezes é preciso que defenda. Esteve muito corajoso no ar e em jogos assim, com muitos duelos, com muita ‘eletricidade’, é muito importante ter um guarda-redes que ajude a vencer jogos”, elogiou Francesco Farioli.
A contagem arrancou precisamente na estreia, diante do Santa Clara, para a Taça da Liga, a 25 de setembro de 2019. Seis anos volvidos, Diogo alcança a marca redonda frente ao V. Guimarães, tal como Helton fizera em março de 2011, com Villas-Boas ao leme. De recordar que Vítor Baía atingira a centena contra o Braga, a 4 de outubro de 1992, e Zé Beto frente ao Benfica, a 23 de outubro de 1988.
Há um velho ditado que diz que quem não sofre golos está mais perto de vencer, e os números de Diogo Costa corroboram essa ideia: saiu vitorioso em 93 dos encontros em que manteve a sua baliza inviolada.
Ao vivo









































