
Central do Timão
·12 de julho de 2025
Diretor de Tecnologia do Corinthians comenta expectativas para primeiro jogo com biometria facial na Arena

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·12 de julho de 2025
O Corinthians implementará o sistema de biometria facial da Neo Química Arena neste domingo, 13, durante o jogo contra o Red Bull Bragantino pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Trata-se de uma nova realidade para o torcedor, que precisará se adaptar à ferramenta, e isso inclui uma possível queda inicial no público presente no estádio, segundo relatou o diretor de Tecnologia Marcelo Munhoes ao programa Tabelando, do portal Meu Timão:
“É previsto, sim, inicialmente, uma queda (de público). Mas a gente está enxergando pelo lado positivo. O que está acontecendo nesse momento agora? É uma completa oxigenação no nosso programa Fiel Torcedor, onde, como todos nós sabemos, existem pessoas que já possuem uma pontuação muito alta. E elas, de fato, compravam ingressos para manter essa pontuação e, de fato, muitas vezes não podiam comparecer e cediam o seu ingresso para terceiros”.
Foto: Reprodução/YouTube
Munhoes detalhou ainda o processo para torcedores sem ingressos: “Você vai entrar no site do Fiel Torcedor, criar um cadastro novo, não precisa adquirir nenhum plano, lá você já cadastra a sua facial no mesmo momento e você já está apto a comprar esse ingresso que abre às 15 horas de hoje. Muito simples, em cinco minutos você está com o cadastro pronto comprar o seu ingresso e assistir o Corinthians no domingo”, explicou. Vale lembrar que as vendas se encerram às 19h deste sábado, 12.
O projeto de implementação da biometria facial ocorreu em tempo recorde na Neo Química Arena. Segundo Munhoes, o trabalho realizado em três semanas ocorre, normalmente, em três meses, envolvendo testes do modelo em dias de jogo, o que não será possível em Itaquera – apenas um evento-teste ocorreu em 28 de junho, com convidados.
Por isso, Munhoes reconhece que poderão acontecer falhas, e para sanar estes eventuais problemas, o Corinthians destacou 130 agentes de contingência que atuarão em todos os setores do estádio neste domingo: “Caso seja um problema da facial que não leu, ele vai ser direcionado para um dos três pontos que nós temos para poder ser gerado as contingências, como o QR Code, por exemplo.”
Outro ponto destacado pelo diretor em relação à biometria é seu papel no combate ao cambismo, pois com a biometria todos os ingressos emitidos terão obrigatoriamente o CPF do comprador vinculado. “Um grande avanço. Todos os ingressos terão o CPF atrelado, coisa que até o último jogo não tínhamos com o facial, não tem como. Você vai ser obrigado a informar”, explicou.
Munhoes também alertou a torcida sobre tentativas de burlar o sistema. Segundo ele, não resolverá tentar entrar no estádio sem ingresso, contando com uma falha da biometria. “Quem não tiver o ingresso, por favor, não tente ir ao jogo porque não vai passar. (…) Não comprem de cambistas, não comprem se não for através do site do Fiel Torcedor, porque se vender, você poderá não entrar no jogo”, reforçou.
Por fim, o diretor revelou a possibilidade de, futuramente, o FT ser ajustado para incentivar a presença do torcedor: “A gente vai, primeiro, claro, precisar pegar as informações dessa primeira partida para fazer um estudo mais elaborado. (…) Por exemplo, estou dando uma ideia de criar uma pontuação extra para quem passar na catraca.”
Veja mais:
Ao vivo