Leonino
·26 de janeiro de 2026
Diretor desportivo avisa Sporting sobre Luis Suárez: "Pode aparecer um gigante e levá-lo"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·26 de janeiro de 2026

Aos 28 anos, Luis Suárez atravessa aquela que já é a segunda época mais produtiva da carreira. Um rendimento de grande nível, sobretudo por se tratar da sua primeira experiência no futebol português, mas que não surpreende quem o conhece de perto. É o caso de João Gonçalves, diretor desportivo do Almería, que esteve diretamente envolvido nas negociações que levaram o avançado colombiano para o Sporting no último verão.
"Não sei quanto tempo vai ficar no Sporting"
“Não sei quanto tempo vai ficar no Sporting, porque pode aparecer um gigante e levá-lo. É um jogador diferente, trabalha muito. Chegou a jogar lesionado, aqui, os médicos diziam que não devia jogar e ele jogava no limite. Vai deixar marca no Sporting e será titularíssimo da seleção colombiana no Mundial”, afirmou o dirigente.
"Sabia perfeitamente que iria atingir todos os objetivos"
Em declarações ao jornal O Jogo, Gonçalves abriu ainda o livro sobre os contornos do negócio: “Caros são os que não cumprem os objetivos. Nunca me preocupei com a introdução de variáveis no acordo com o Sporting porque sabia perfeitamente que o Luis iria atingir todos os objetivos”.
No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a 28 de julho de 2025, aquando da apresentação oficial do jogador, o Sporting informou ter pago 22,1 milhões de euros ao Almería, ficando ainda previstos 5,2 milhões em bónus dependentes do desempenho do avançado e da equipa.
Neste momento, a SAD leonina já desembolsou mais 1,5 milhões de euros, elevando o valor total da operação para cerca de 23,6 milhões. Ainda assim, a fatura poderá crescer, uma vez que o acordo prevê novas tranches a cada 20 jogos nas mesmas condições, até um máximo de 80 partidas.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 31 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.379 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 24 golos e fez quatro assistências.









































