Esporte News Mundo
·20 de janeiro de 2026
Diretor do Botafogo explicam situação do transfer ban

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·20 de janeiro de 2026

Antes da apresentação e da primeira coletiva de Martín Anselmi como técnico do Botafogo, Alessandro Brito e Léo Coelho, diretores da SAF do clube, aproveitaram para explicar sobre o transfer ban. O Alvinegro está há 22 dias punido e não pode contratar reforços para a atual temporada.
A dívida do Alvinegro é de US$ 21 milhões junto ao Atlanta United pela contratação de Thiago Almada em julho de 2024. No entanto, o clube tem que acertar o valor com o clube norte-americano e com a MLS, liga do país.
“Falar um pouco sobre a situação específica do transfer ban, que é um tema que todo mundo pergunta, todo mundo questiona. Dizer que a gente vem trabalhando já, e a gente já sabia dessa situação. Então a gente vem trabalhando de uma forma incansável, para que a gente possa, de alguma maneira, solucionar isso o quanto antes. E não é uma situação tão simples, porque envolve MLS (liga dos Estados Unidos), envolve alguns termos políticos, garantias”, explicou Alessandro Brito.
O diretor de gestão esportiva disse que trabalha no dia a dia com a situação e que o clube precisa vender alguns jogadores por conta disso. Além disso, falou sobre a disputa societária entre Textor e a Ares.
“É claro que o clube hoje vive uma situação de andar com as próprias pernas. Isso desde o ano passado, do meio do ano passado, a gente sabe que a gente teve essa situação de romper uma situação societária entre John e Ares, e isso vem sendo resolvido pelo John. A gente vem caminhando. Então é uma situação que a gente pode falar assim que a gente trabalha no dia a dia, e fatalmente a gente precisa e existe uma necessidade de venda de alguns jogadores.”, completou.

Martín Anselmi ao lado de Alessandro Brito (direita) e Léo Coelho (esquerda) (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Por conta do não pagamento, o Alvinegro sofreu um transfer ban de três janelas de transferências e não pôde registrar novas contratações. Até agora, o clube já oficializou as contratações do zagueiro Ythallo e do atacante Lucas Villalba, mas ambos ainda não puderam ser registrados.
Por outro lado, o Botafogo vendeu Marlon Freitas para o Palmeiras após o agora ex-capitão pedir para ser negociado com o Alviverde. Além disso, outros jogadores do elenco também receberam proposta e David Ricardo está com sua saída do clube encaminhada.









































