MundoBola Flamengo
·21 de novembro de 2025
Dirigente do Mônaco cita Flamengo como exemplo de gestão no Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·21 de novembro de 2025

Ex-Red Bull Bragantino e hoje à frente do projeto do Mônaco, o dirigente Thiago Scuro usou o Flamengo como exemplo de que não é necessário virar SAF para ter organização no futebol. Ao falar sobre clubes em graves problemas financeiros, como o Corinthians, Thiago apontou que o principal é a "mentalidade".
Segundo o dirigente do Mônaco, Flamengo e Palmeiras comprovam que não é necessário virar SAF para se organizar financeiramente. O mais importante, segundo Thiago, é a mentalidade empregada no projeto, que precisa ser organizado e bem pensado em cada decisão. Não à toa, a dupla domina o futebol brasileiro nos últimos anos.
“Para mim não é necessariamente o formato jurídico, mas a mentalidade. Flamengo e Palmeiras têm planejamento, organização, lógica no projeto esportivo, nas decisões, é muito mais do que virar SAF. Marcas como Corinthians e São Paulo conseguem se reerguer muito fácil”, disse Thiago Scuro no "Fala a Fonte".
Mesmo nos casos de Corinthians e São Paulo, exemplos de clubes em dificuldades financeiras, Scuro vê possibilidade de rápida recuperação pelo peso das camisas. No entanto, deixou um alerta no ar: em pouco tempo, a organização não será apenas uma vantagem no futebol brasileiro, mas uma obrigação.
“São clubes com estruturas políticas pesadas, vão colocar resistência para que um modelo mais organizado seja implementado. A fotografia do futebol vem mudando com as SAFs. Para essas marcas conseguirem competir, vão precisar se organizar. Nos últimos anos, têm se tornado equipes de meio de tabela. Isso não é bom para o futebol brasileiro”, finalizou Scuro.
Mais uma vez, Flamengo e Palmeiras monopolizam as atenções nas principais competições de 2025. Os clubes brigam diretamente pelo título do Brasileirão, ocupando as duas primeiras posições, e também fazem a final da Libertadores, no dia 29 de novembro. A partida está marcada para acontecer em Lima, capital do Peru.









































