Dirigente em Portugal, Yamada relembra período como gestor na base no Corinthians | OneFootball

Dirigente em Portugal, Yamada relembra período como gestor na base no Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·08 de setembro de 2025

Dirigente em Portugal, Yamada relembra período como gestor na base no Corinthians

Imagem do artigo:Dirigente em Portugal, Yamada relembra período como gestor na base no Corinthians
  1. Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

O ex-jogador formado nas categorias de base do Corinthians, Fernando Yamada, é atualmente dirigente do Portimonense, clube da segunda divisão portuguesa de futebol. Para chegar à Europa, ele passou como um dos gestores na base do Time do Povo, entre 2017 e 2021, e sente diferença nos modelos dos clubes.

O Corinthians, de modo geral, sempre conseguiu blindar muito bem os seus departamentos, tanto no profissional quanto na base. Agora, é óbvio, é um clube político. No período em que estive lá, o desafio era tentar fazer uma gestão de clube empresa dentro de um clube associativo. Mas conseguiram muito bem blindar o meu trabalho, então, eu não tinha muito acesso à política do clube, e eu estava ali apenas para trabalhar.“, disse o profissional ao GE.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Dirigente em Portugal, Yamada relembra período como gestor na base no Corinthians

Foto: Divulgação/Portimonense

Depois de se aposentar, Yamada investiu na carreira de dirigente e conseguiu criar uma rede de contatos, que consegue utilizar nos clubes onde passa. Antes de ser contratado pelo clube português no começo deste ano, ele passou pelo Athletico-PR, sendo gestor do Furacão, quando o clube foi finalista da Libertadores, em 2022.

Eu fiz parte, durante muitos anos, do movimento dos gestores do futebol brasileiro. Então, eu consigo interagir muito bem com os presidentes, com os diretores esportivos, com os treinadores, o que é um facilitador. Eu consigo me comunicar em tempo real para buscar informação e oportunidades.“, disse.

Tenho amigos em grandes clubes do futebol brasileiro e mundial, profissionais que trabalharam comigo na época do Corinthians, do Atlético, que hoje estão no Arsenal, tem clubes da MLS, Flamengo, Botafogo, eu sempre gostei de interagir com esses profissionais, porque eles estão no chão da fábrica.“, completou Yamada.

Sob sua participação na base, o Timão teve uma das gerações que mais rendeu frutos na história recente do clube. Jogadores como Pedrinho, Gabriel Pereira, Wesley, Moscardo e Breno Bidon começaram a ganhar destaque quando o ex-goleiro atuava como dirigente no departamento.

Veja mais:

Imagem do artigo:Dirigente em Portugal, Yamada relembra período como gestor na base no Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo