ecbahia.com
·29 de setembro de 2025
DM do Bahia: saiba a situação atualizada dos jogadores lesionados

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·29 de setembro de 2025
O Bahia segue lidando com um número elevado de atletas entregues ao departamento médico. Atualmente, sete jogadores estão em recuperação de lesões, em diferentes fases de tratamento.
A expectativa é que parte deles volte a reforçar o elenco ainda em 2025, enquanto outros exigem maior cautela e podem até mesmo não retornar nessa temporada, restando pouco mais de dois meses para o fim do Brasileirão.
Os lesionados ou em fase de transição física no Bahia: Kanu, Erick, Ruan Pablo, Caio Alexandre, Erick Pulga, João Paulo e David Duarte.
Neste último domingo, o próprio clube comunicou à imprensa a situação de cada jogador lesionado. A maioria dos problemas ocorreu no reto femoral, que é um dos quatro músculos que formam o grupo muscular localizado na parte anterior da coxa.
Abaixo, detalhamos a situação de cada um deles.
Kanu, Erick e David Duarte são os atletas que mais se aproximam do retorno aos gramados atualmente. Porém, cada um vive um momento diferente na fase de transição física – uma vez que as atividades são individualizadas com base na situação de cada atleta.
O zagueiro já treina com o elenco do Bahia, mas em carga reduzida. Ele passou por um processo de recuperação cirúrgico por conta de lesões musculares e no tendão de Aquiles que realizou em abril.
O retorno vem sendo feito de forma progressiva para evitar riscos de nova lesão. Mas, a tendência é de que ele retorne aos treinamentos completos ainda nessa semana. Uma estimativa otimista é que ele volte a ser opção após a Data Fifa.
Também recuperado de cirurgia, o volante está na fase final da recuperação de uma lesão no reto femoral.
A tendência é que, durante a próxima data FIFA, ele esteja liberado para treinar novamente com o grupo, ficando à disposição do técnico Rogério Ceni para os últimos meses de temporada. Seu último jogo aconteceu em maio.
Com lesão semelhante à de Erick, mas de menor gravidade, o zagueiro avança de maneira satisfatória no processo de transição.
Existe confiança de que ele voltará a treinar com o elenco ainda nessa semana, sendo também reforço para o time tricolor depois da Data Fifa – ou seja, após as duas próximas rodadas serem disputadas.
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Caio Alexandre, Ruan Pablo, Erick Pulga e João Paulo são os atletas que demandarão mais tempo de recuperação devido ao histórico e situação física.
O volante sofreu uma lesão no reto femoral, região onde já acumulava histórico de problemas. Por essa razão, algumas fibroses foram desenvolvidas na região. O clube trata a situação com cautela e não trabalha com prazo definido para retorno, tendo em vista o retorno seguro do atleta.
O jovem atacante formado no Bahia também se recupera de problema no reto femoral e já está em fase final de tratamento. A expectativa é de que em pouco tempo volte a ficar à disposição.
O clube espera poder contar com o jogador no fim da temporada, além de deixa-lo em condições de ser convocado para disputar a Copa do Mundo sub-17 pela Seleção Brasileira.
O atacante ainda faz fisioterapia para tratar lesão na posterior da coxa, sofrida após um choque em jogo do Bahia contra o Mirassol.
Pelo fato de esta ser uma lesão reincidente, sofrida no segundo jogo após seu retorno da mesma contusão anterior, ele segue sem previsão de volta aos treinos com o elenco como forma de prevenir um novo problema.
O goleiro teve lesão no ligamento medial do joelho. Ele passa por reforço muscular e deve iniciar a transição para treinos mais intensos após a próxima data FIFA, mas ainda sem prazo para retornar à lista de opções e ter a possibilidade de estrear com a camisa do Bahia.
Ao vivo