Saudações Tricolores.com
·31 de outubro de 2025
Do campo ao comando: Zubeldía já enfrentou Fábio em Mundial Sub-17 há 28 anos

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·31 de outubro de 2025

Duelo raro ocorreu em 1997, quando o treinador era volante da Argentina e Fábio defendia o Brasil; carreira de Zubeldía como jogador foi encerrada aos 23.
A relação entre o técnico do Fluminense, Luis Zubeldía, de 44 anos, e o goleiro Fábio, de 45, reserva uma curiosidade incomum, o comandante é mais novo que um de seus principais jogadores. Um fato ainda mais raro é que os dois chegaram a se enfrentar como atletas profissionais.
O confronto direto foi localizado pelo GE em arquivos de 1997, durante as quartas de final da Copa do Mundo Sub-17, realizada no Egito. Zubeldía atuava como volante pela Argentina, enquanto Fábio já era o goleiro da seleção brasileira.
Naquela partida, o Brasil levou a melhor, vencendo por 2 a 0, e acabou se sagrando campeão do torneio. Curiosamente, os holofotes da época estavam voltados para outros jovens talentos, como Ronaldinho Gaúcho, no lado brasileiro, e Gabi Milito, futuro zagueiro e técnico, no lado argentino.
Os registros de Zubeldía como jogador são escassos devido à sua aposentadoria precoce. Revelado pelo Lanús, ele era visto como um volante promissor, com forte personalidade e convocações para as seleções de base da Argentina, onde atuou ao lado de nomes como Saviola e Maxi Rodríguez.
Contudo, aos 23 anos, ele foi diagnosticado com osteocondrite dissecante, uma doença grave na cartilagem do joelho esquerdo, que o forçou a encerrar a carreira. Logo após pendurar as chuteiras, iniciou sua trajetória como técnico no próprio Lanús, culminando em sua chegada ao Fluminense, onde hoje comanda seu antigo adversário de campo.









































