Domínio na altitude, freguesia fora: O que o São Paulo pode esperar da LDU pelo retrospecto recente? | OneFootball

Domínio na altitude, freguesia fora: O que o São Paulo pode esperar da LDU pelo retrospecto recente? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·19 de setembro de 2025

Domínio na altitude, freguesia fora: O que o São Paulo pode esperar da LDU pelo retrospecto recente?

Imagem do artigo:Domínio na altitude, freguesia fora: O que o São Paulo pode esperar da LDU pelo retrospecto recente?

Não é novidade para quem está acostumado com a Libertadores: a altitude é principal arma para algumas equipes. Muitas vezes capaz de promover danos irreversíveis. A vitória por 2 a 0 da LDU, em Quito, pode fazer do São Paulo mais uma vítima. Mas ainda faltam 90 minutos no Morumbi, e a equipe oGol foi resgatar a história recente para entender as probabilidade do Tricolor para o confronto de volta.

Com tradição e sempre capaz de montar times competitivos, a LDU costuma trazer para a Libertadores uma combinação temida, justamente pela vantagem quase desleal da altitude, exposta pela frieza dos números: das 24 vitórias, em 64 jogos contra brasileiros, apenas quatro foram no Brasil. E apenas sete das 32 derrotas foram no Equador.


Vídeos OneFootball


A invencibilidade da LDU contra brasileiros em Quito chegou a nove partidas com a vitória sobre o São Paulo. Nesse período, mesmo encarando potências em grande fase, como Flamengo, Botafogo e Fluminense, todos campeões recentes da Liberta, o time se sobressaiu em casa. A última derrota datava de 2021, contra o Grêmio, por 1 a 0.

O domínio na altitude é inquestionável. Mas e fora? Um placar de 2 a 0 é largo demais para reverter? Vamos ao números...

LDU sofre fora de casa

Os nove jogos de invencibilidade em casa dão lugar a oito jogos de seca da LDU no Brasil. Curiosamente, o último rival batido por aqui foi justamente o Grêmio, em 2021 - a vitória tricolor em Quito de nada serviu e o Imortal foi eliminado naquela oitavas de final da Copa Sul-Americana.

A LDU perdeu 25 dos 31 jogos feitos no Brasil. Não é "pachequismo" dizer que a probabilidade de vitória do São Paulo é enorme. O problema é que nem sempre vencer basta.

Nas últimas 10 visitas da LDU ao Brasil, apenas uma vez o time equatoriano sofreu derrota por mais de dois gols de diferença: goleada de 4 a 0 do Atlético Goianiense, em jogo de fase de grupos da Sul-Americana.

Outras três vitórias brasileiras foram por dois gols de diferença. Um placar que levaria a disputa aos pênaltis. O São Paulo já se viu neste cenário recentemente: foi eliminado pela LDU na Sul-Americana de 2023 nas penalidades.

O maior trauma brasileiro contra a LDU foi vivido por outro tricolor, o Fluminense. Em 2008 perdeu a final da Libertadores nas penalidades depois de vencer por 3 a 1 no Maracanã, igualando o agregado depois do 4 a 2 em Quito. Um ano depois, goleou por 3 a 0 em casa na final da Sul-Americana, o que não foi o suficiente para compensar o 5 a 1 sofrido no Equador...

Saiba mais sobre o veículo