Esporte News Mundo
·06 de novembro de 2025
Dono de clube da Premier League é julgado por apoiar organização criminosa

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·06 de novembro de 2025

— Continua depois da publicidade —
Evangelos Marinakis, dono do Nottingham Forest, Olympiakos e Rio Ave, está sendo julgado pela polícia grega por ser acusado de apoiar uma organização criminosa. Além dele, outros quatro membros da direção do clube grego estão sendo investigados por terem apoiado o grupo entre os anos de 2019 e 2024.
Ao todo, 142 torcedores estão sendo julgados por serem membros da organização criminosa e por terem causado explosões perigosas em eventos esportivos. Sete deles estariam comandando a organização, mas se dizem inocentes.

Marinakis durante partida do Nottingham Forest (Foto: Michael Regan/Getty Images)
Uma das explosões matou o policial George Lyngeridis em 2023, que foi atingido por um sinalizador no clássico entre Olympiakos e Panathinaikos, em uma partida de vôlei. O policial foi atingido por um sinalizador e morreu após passar semanas internado.
O julgamento deve durar por muitos meses e mais 200 pessoas são esperadas para prestarem depoimento. O primeiro dia de julgamento começou com uma hora e meia de atraso por conta do alto número de réus e 220 testemunhas.
Por conta disso, ele não está sendo feito em um tribunal, mas na sala especial em uma prisão de segurança máxima. Fora isso, a segurança é muito restrita, com os policiais checando todas as identidades e com detectores de metais checando todas as mochilas. Além de advogados e testemunhas terem entradas diferentes.
Segundo a imprensa europeia, o primeiro dia de julgamento foi marcado pelo silêncio e os juízes pediram a presença dos réus. Seus nomes foram lidos assim como os das testemunhas. Enquanto isso, policiais participaram escondendo seus rostos e fortemente armados. A próxima audiência vai acontecer no próximo dia 25 de novembro.









































