Central do Timão
·18 de dezembro de 2025
Dorival explica alterações no time titular, ressalta emocional e analisa desgaste do Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·18 de dezembro de 2025

O Corinthians ficou apenas no empate diante do Vasco da Gama, no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Sem vantagem para a volta, marcada para o Maracanã, Dorival Júnior falou sobre o problema emocional da equipe durante os 90 minutos, relembrando a disputa contra o Cruzeiro na semifinal.
“Olha, nós imaginávamos que poderia acontecer no jogo de hoje. O emocional foi no limite no domingo. Vasco e Fluminense também tiveram um jogo dessa forma. Porém, o nosso desgaste foi um pouquinho diferente, em razão daquilo que aconteceu dentro da partida. Nós imaginávamos que pudesse acontecer. Fizemos e tivemos todo o cuidado possível com todos os jogadores. Tudo que nós poderíamos fazer para buscarmos uma recuperação, todas as avaliações, todas as conversas com todos os atletas, foi justamente para que evitássemos uma situação como essa, em que te falta energia para poder desenvolver o seu melhor”, iniciou o comandante.

Foto: Reprodução/Corinthians TV
Desde a reta final do Brasileirão, Dorival Júnior comentava sobre o desgaste dos jogadores com a sequência de jogos, algo que ficou ainda mais evidente nestes últimos jogos pela Copa do Brasil.
“É um pouco de tudo, são decisões que nós estamos trazendo já finalizando o campeonato brasileiro, lutando por posições, melhorando posições no brasileiro. Depois disso, passamos a ter dois jogos fundamentais que foram jogos com o Cruzeiro, desgastantes ao extremo, jogados há dois dias e meio atrás, pouca recuperação ou quase nenhuma recuperação. Nós não conseguimos ir a campo para fazermos um treino um pouco mais solto. E, de repente, a partida de hoje com esse nível de dificuldades que nós tivemos e que o Vasco também teve”, comentou Dorival sobre o desgaste.
Para o primeiro jogo da final, a comissão técnica decidiu fazer alterações no time titular, tirando Maycon e promovendo a titularidade de Raniele, que atuou durante os 90 minutos.
“Bom, primeiro o Raniele sempre foi titular da equipe, eu não sei por que essa dúvida em relação à presença dele ou não, ele estava bem, estava em condições, é um jogador que é titular. Maycon fez dois jogos seguidos de 90 minutos e fatalmente teria sentido muito, correndo um risco muito grande, até de uma possível lesão se iniciasse a partida tendo que atuar talvez aí mais de 45 minutos.”, iniciou Dorival.
O camisa 7 acabou entrando aos cinco minutos do segundo tempo, junto de Carrillo. “Porque você tenta acertar a tua equipe, mexendo as peças, mexendo os movimentos que nós estamos fazendo. Aí você volta, você vê que continua da mesma forma, aí você tem que tomar uma decisão. As minhas substituições geralmente não acontecem no intervalo justamente por causa disso. Diferente daquilo que foi a partir da anterior. Eu já vim determinado que no intervalo faria aquelas mudanças, justamente pelo comportamento. Eu procuro acertar a equipe reposicionando os jogadores, não acontecendo, aí sim eu tomo uma posição”, explicou.
O jogo da volta acontece no domingo (21), a partir das 18h (de Brasília). A bola rola no gramado Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































